Função paterna e adolescência em suas relações com a violência escolar

Autores

  • Isael de Jesus Sena UNEB
  • Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias UNEB

Palavras-chave:

Função paterna. Adolescência. Escola. Violência. Professores.

Resumo

O artigo, de acordo com a perspectiva da Teoria Psicanalítica, aborda os impasses e as implicações vivenciadas por adolescentes diante do declínio da função paterna na contemporaneidade. Este trabalho, em seu desenvolvimento, discute a concepção de função paterna, colocando os contrapontos que dizem respeito à figura do genitor e às particularidades de seu papel, mesmo em sua ausência, revelando, com isso, os diferentes modos como a lei pode ser representada por outros agentes, entre estes o professor. A adolescência, neste contexto, é tomada como uma crise psiquíca, um tempo de subjetivação do sujeito, em contraposição à psicologia que entende este processo como uma etapa evolutiva, um momento de crise, situada numa faixa étária. Retratando essas questões a partir do cinema, em interface com o filme Elefante, a tragédia da Columbine Hig School, recriada sob a direção de Gus Van Sant, busca refletir as dificuldades enfrentadas por adolescentes diante do mal-estar gerado pelo enfraquecimento da autoridade do pai e do professor. Por fim, sublinha as frustrações enfrentadas pelos mestres de adolescentes frente à banalização da violência no contexto escolar e aponta críticas ao modelo de ensino instituído, que não leva em consideração a subjetividade do aluno.

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Publicado

24.05.2016

Como Citar

Sena, I. de J., & Farias, M. de L. S. O. (2016). Função paterna e adolescência em suas relações com a violência escolar. Revista Subjetividades, 10(1), 111–136. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/4918

Edição

Seção

Artigos