Intervenção em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental: Ênfase na Saúde Mental do Professor

Sandra Fogaça Rosa Ribeiro

Resumo


Este é um relato de experiência, que teve como objetivo realizar uma intervenção em uma escola estadual de ensino fundamental, com ênfase na saúde mental do professor. O trabalho foi desenvolvido por quatro estagiários do curso de Psicologia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita filho, "campus" de Assis, São Paulo, durante um estágio na disciplina “Psicologia e Saúde no Trabalho”, com o acompanhamento da supervisão docente. A fundamentação teórica utilizada foi a psicodinâmica do trabalho, com contribuições da psicologia social. O método foi a observação participante, totalizando 32 horas de observação, conforme um roteiro previamente estabelecido para a realização de um diagnóstico organizacional. A intervenção foi pontual, realizada em três encontros para discussão de temas relevantes à realidade dos professores identificados no diagnóstico. Nesses encontros, foram discutidas as relações interpessoais no ambiente de trabalho e a relação entre família e escola. A análise de todo o processo apontou quatro temáticas: organização do trabalho, formação, remuneração e municipalização. Concluiu-se que a organização do trabalho prejudicava a saúde dos professores, acarretando sofrimento psíquico. A avaliação deles sobre o trabalho desenvolvido foi favorável, com solicitação de continuidade do processo, indicando que esse é um espaço promissor para intervenções da psicologia enquanto modalidade de estágio e da própria atuação mais consistente da categoria.

Palavras-chave


Diagnóstico organizacional, Saúde do trabalhador, Educação, Sofrimento psíquico, Trabalho.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Subjetividades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2359-0777

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia