Imagens da Docência: Um Estudo sobre o Processo de Trabalho e Mal-estar Docente1

Autores

  • Vera Lúcia Gainssa Balinhas

Palavras-chave:

Trabalho docente, Mal-estar docente, Imagens da docência, Saúde.

Resumo

Esse artigo aborda as imagens de docência do professorado que atua na rede pública municipal de ensino básico do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada entre 2007 e 2009, cujo objetivo foi analisar aspectos e elementos do processo de trabalho das professoras. A partir de dados funcionais e de entrevistas com professoras que obtiveram licenças de saúde em 2006 e 2007, discutimos o processo de trabalho e as expectativas das professoras frente à educação e à carreira, bem como as implicações que tais imagens guardam com a saúde de cada docente. Nessa abordagem destacamos que a imagem do magistério como sacrifício se naturaliza como componente inexorável do processo de trabalho. O mestre da renúncia de si marca as imagens da profissão – trabalhar sem condições físicas e emocionais faz parte da doação e da luta das professoras. Nestas condições, aumenta o sacrifício até o limite da instalação da doença ou do distanciamento emocional do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25.05.2016

Como Citar

Balinhas, V. L. G. (2016). Imagens da Docência: Um Estudo sobre o Processo de Trabalho e Mal-estar Docente1. Revista Subjetividades, 13(1-2), 249–270. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/5083

Edição

Seção

Artigos