Notas sobre “Um Discurso sem Palavras”: A Psicanálise na Instituição de Saúde

Autores

  • Danielle Carvalho Ramos UFPA
  • Roseane Freitas Nicolau UFPA

Palavras-chave:

Psicanálise, Sujeito, Lugar discursivo, Saber médico, Instituição de saúde.

Resumo

Ao exteriorizar seus anseios acerca do alcance da psicanálise para além dos limites do consultório particular, Freud já chamava nossa atenção para dirigirmos nosso olhar ao sujeito, ao seu sofrimento, não importando em que lugar ou condições ele pudesse se encontrar. Já indicava, assim, uma articulação possível entre a psicanálise e a instituição. Tratando-se, pois, do dispositivo analítico como aquele que não se restringe ao consultório, mas que se aplica a qualquer configuração analítica, o presente trabalho, fruto de questões articuladas no grupo de pesquisa “Psicanálise, sintoma e instituição”, propõe discutir o fazer da psicanálise enquanto um saber fazer que propicia um lugar para o sujeito, a despeito do local onde ela opere. Por conseguinte, entendemos que, na instituição de saúde, isso não se dê de modo diverso, porquanto, ainda que o contexto seja outro, a ética psicanalítica é a mesma. Se o sujeito tende a ser excluído na instituição regida pelo saber médico, o discurso psicanalítico, por sua vez, o inclui, na medida em que favorece o bem-dizer do desejo, logo, de um dizer que remete ao inconsciente. Para tecer algumas considerações acerca dessa temática, tomamos por fio condutor uma curiosa expressão proferida por Lacan: “um discurso sem palavras”. Com ela, podemos pensar na psicanálise enquanto um lugar discursivo onde cabe um fazer diferente: o de possibilitar o pronunciamento do sujeito do inconsciente através da palavra, oferecendo-lhe a escuta e permitindo que apareça aquilo que é da subjetividade, propiciando ao sujeito um lugar no e pelo discurso.

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Publicado

25.05.2016

Como Citar

Ramos, D. C., & Nicolau, R. F. (2016). Notas sobre “Um Discurso sem Palavras”: A Psicanálise na Instituição de Saúde. Revista Subjetividades, 13(3-4), 797–814. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/5105

Edição

Seção

Artigos