Estresse e Docência: Um Estudo no Ensino Superior Privado

Autores

  • Patrícia Dalagasperina Faculdade Meridional – IMED
  • Janine Kieling Monteiro Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51

Palavras-chave:

estresse, docentes, ensino superior

Resumo

O estresse no trabalho docente é considerado um dos principais problemas vivenciados pela categoria. Este estudo teve por objetivo identificar os fatores de estresse laboral de professores universitários do ensino privado e analisar as possíveis repercussões na saúde. Pautado na abordagem qualitativa, foram entrevistados nove professores de universidades da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados apresentam como principais fatores de estresse: sobrecarga de trabalho, cobranças e dificuldades de relacionamento com chefia e alunos; prejudicando a saúde destes profissionais. Foram sugeridas melhorias na gestão do trabalho, no processo de ensino e nas estratégias de enfrentamento pessoal como alternativas para redução do estresse.

Downloads

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

Dalagasperina, P., & Monteiro, J. K. (2017). Estresse e Docência: Um Estudo no Ensino Superior Privado. Revista Subjetividades, 16(1), 37–51. https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51

Edição

Seção

Dossiê: Docência e Subjetividade
Gabriel Henrique Duarte, Marina Moura Couto, Selmiléia Franciane de Andrade (2022)
A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA – COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. REVISTA FOCO, 15(2), e365.
10.54751/revistafoco.v15n2-016
Josefina Amanda Suyo Vega, Víctor Hugo Fernández Bedoya, Mónica Elisa Meneses La Riva, Rosario Violeta Grijalva Salazar (2023)
I Encuentro Internacional de Grupos de Investigación Científica : libro de revisiones.
undefined
Vanessa Pederiva, Isadora Rossa, Ilana Andretta (2024)
Symptoms of depression and stress hinder professors’ creativity: a study during the pandemic. Estudos de Psicologia (Campinas), 41,
10.1590/1982-0275202441e220064
Paula Andréa Prata-Ferreira, Ione Vasques-Menezes (2021)
CONFLITOS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: O QUE SABEMOS SOBRE ISSO?. Psicologia em Estudo, 26,
10.4025/psicolestud.v26i0.46380
GABRIELE D. MERCALI, SILVIA G. COSTA (2019)
ANTECEDENTS OF WORK ENGAGEMENT OF HIGHER EDUCATION PROFESSORS IN BRAZIL. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 20(1),
10.1590/1678-6971/eramg190081
Elizabete Cazzolato Ferreira, Julia Alejandra Pezuk (2021)
Síndrome de Burn-out: um olhar para o esgotamento profissional do docente universitário. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 26(2), 483.
10.1590/s1414-40772021000200008