Sobre a Educação Inclusiva e suas Referências Discursivas

Autores

  • Cecilia Maria Girão Gomes Universidade de Fortaleza
  • Maria Celina Peixoto Lima Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.3.9-20

Palavras-chave:

educação especial, educação inclusiva, psicanálise

Resumo

O artigo propõe-se a discutir os fundamentos da educação inclusiva enquanto práxis, destacando suas referências discursivas. Partindo das primeiras articulações entre a medicina e a educação respaldadas pela clínica, são destacadas as análises de Michel Foucault e Pierre Bourdieu sobre o biopoder e os efeitos de exclusão advindos do campo educacional para, em seguida, discutir a nova aliança da educação com o discurso médico, agora pelo viés das políticas públicas. Por fim, a partir de suas inegáveis contribuições teóricas sobre a clínica com crianças e de um longo histórico de experiências institucionais bem-sucedidas, aponta-se a Psicanálise como uma referência discursiva outra para a educação inclusiva contemporânea, possibilitando o resgate do sujeito e uma nova articulação entre o tratar e o educar. O artigo propõe-se a discutir os fundamentos da educação inclusiva enquanto práxis, destacando suas referências discursivas. Partindo das primeiras articulações entre a medicina e a educação respaldadas pela clínica, são destacadas as análises de Michel Foucault e Pierre Bourdieu sobre o biopoder e os efeitos de exclusão advindos do campo educacional para, em seguida, discutir a nova aliança da educação com o discurso médico, agora pelo viés das políticas públicas. Por fim, a partir de suas inegáveis contribuições teóricas sobre a clínica com crianças e de um longo histórico de experiências institucionais bem-sucedidas, aponta-se a Psicanálise como uma referência discursiva outra para a educação inclusiva contemporânea, possibilitando o resgate do sujeito e uma nova articulação entre o tratar e o educar.

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Biografia do Autor

Cecilia Maria Girão Gomes, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no qual pesquisou sobre educação inclusiva a partir do referencial psicanalítico, tendo sido bolsista PROSUP da CAPES. Durante a graduação, como bolsista de iniciação científica, colaborou com o desenvolvimento da pesquisa intitulada Psicogênese, Desenvolvimento e Psicanálise.

Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Psicologia e Psicopatologia Clínica - Université Lyon 2 (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), doutorado em Psicologia - Université Paris 13 (2002) e Pos-Doutorado - Université Rennes 2 (2015). Atualmente é professora titular do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza, psicanalista. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: psicanálise, laço social, discursos e práticas institucionais, psicopatologia da infância e da adolescência. E membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP "Psicanalise, infância e educação".

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Publicado

22.08.2017

Como Citar

Gomes, C. M. G., & Lima, M. C. P. (2017). Sobre a Educação Inclusiva e suas Referências Discursivas. Revista Subjetividades, 16(3), 9–20. https://doi.org/10.5020/23590777.16.3.9-20

Edição

Seção

Estudos Teóricos

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