Assédio no Contexto Educacional: Uma Possibilidade de Manifestação Perversa

Autores

  • Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Renata Caetano Vieira de Faria
  • Débora Teixeira Barreiros Ferreira
  • Breno Ferreira Pena PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.52-63

Palavras-chave:

subjetividade, perversão, psicanálise, educação, assédio

Resumo

Tendo em vista que o setor de ensino é um dos mais propícios para o surgimento de práticas que, de forma insidiosa e sistemática, podem atingir a integridade psíquica de alunos e professores, o presente ensaio busca refletir, a partir da perspectiva psicanalítica, sobre o assédio moral no contexto educacional. Para tanto, discute-se a natureza perversa conhecida corriqueiramente como autoritarismo, baseando-se principalmente na teoria psicanalítica freudiana, e nos conceitos pós-freudianos de Lacan e Klein e em autores contemporâneos como Hirigoyen e Racamier. A partir dessa reflexão, é possível supor que o quadro de perversão narcísica, observado em alguns traços de professores, pode se delinear como forma de defesa do sujeito frente a uma situação ameaçadora. É importante considerar as características e vivências individuais dos professores, já que não se propõe aqui nenhum tipo de generalização e que essas manifestações podem ser também fruto de uma cultura educacional em que a autoridade é historicamente institucionalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

Guimarães, L. de V. M., de Faria, R. C. V., Ferreira, D. T. B., & Pena, B. F. (2017). Assédio no Contexto Educacional: Uma Possibilidade de Manifestação Perversa. Revista Subjetividades, 16(1), 52–63. https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.52-63

Edição

Seção

Dossiê: Docência e Subjetividade