Modos de Subjetivação no Sistema Avaliativo da Pós-graduação: Conhecer, Estranhar, Interrogar

Autores

  • Janaína Rodrigues Geraldini Universidade Federal de Sergipe
  • Pedro Paulo Gastalho de Bicalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.78-90

Palavras-chave:

modos de subjetivação, avaliação, pós-graduação, psicologia

Resumo

A proposta deste artigo é pensar sobre os modos de subjetivação produzidos pelo sistema avaliativo nos programas de pós-graduação em psicologia. De que maneira nos reconhecemos diante e nessa tecnologia? Quais são os modos de tensionarmos e configurarmos suas forças atuantes? Como nos produzimos e nos estetizamos nesse cenário? Tais questionamentos nos levam à construção de seis camadas, quais sejam: problema contemporâneo; controle e regulação; produtividade; individualização e competitividade; exclusão e hierarquia; outros modos de se reconhecer, constituir e estetizar. Convidamos o leitor a encontrar brechas e possibilidades de escapar aos funcionamentos mais nocivos do sistema avaliativo, bem como encontrar nele mesmo modos de transformá-lo em outras potencialidades.

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Publicado

20.01.2017

Como Citar

Geraldini, J. R., & de Bicalho, P. P. G. (2017). Modos de Subjetivação no Sistema Avaliativo da Pós-graduação: Conhecer, Estranhar, Interrogar. Revista Subjetividades, 16(1), 78–90. https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.78-90

Edição

Seção

Dossiê: Docência e Subjetividade

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