O que a Clínica da Adolescência nos Ensina sobre o Ato?

Autores

  • Aline Oliveira Souza
  • Doris Luz Rinaldi Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5520

Palavras-chave:

adolescência, ato, acting out, ato do analista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo situar, a partir de fragmentos clínicos do acompanhamento de uma adolescente em uma instituição pública de saúde, o conceito de ato para a psicanálise, segundo a teoria de Sigmund Freud e Jacques Lacan. Abordaremos a especificidade do ato, tanto no que diz respeito a um modo peculiar de repetição - pela via da compulsão, que não aparece pela via da fala, mas pela atuação (acting out) - quanto no que tange ao ato do analista como função - indicando sua particularidade na incidência de um corte em relação à repetição como compulsão. Essa experiência clínica convoca-nos a pensar sobre a prevalência da repetição pela via do ato, que tem o corpo como destino, assim como sobre a função do ato analítico, que pode operar a partir desse significante enigmático que se revela no ato, de modo a deslocar uma repetição em ato para uma repetição pela via da fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Souza

Psicóloga do Colégio Pedro II, Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Psicologia Clínica-Institucional na modalidade de Residência no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)/UERJ, Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doris Luz Rinaldi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Psicanalista, Doutora em Antropologia Social (UFRJ), Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Psicanálise (IP/UERJ), Procientista da UERJ, Pesquisadora do CNPq, membro do GT da ANPEPP, Psicanálise, Política e Clínica.

Referências

Alberti, S. (1999). Esse sujeito adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos.

Alberti, S. (2008). O adolescente e o Outro (2a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Boons, M. C. (1996). Uma Escola “de psicanálise”, à Prova do Ato. In Escola Letra Freudiana, O ato analítico (A. T. Ribeiro, trad., pp. 3-21). Rio de Janeiro: Revinter.

Caldas, H. (2014). Da cifra à letra: Uma leitura ilegível no corpo. In A. Costa & D. Rinaldi (Orgs.), Linguagem e escrita do corpo (pp. 99-112). Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Costa, A. (2003). Tatuagens e marcas corporais: Atualizações do sagrado. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Costa, A. (2012-2013). As práticas de furar o corpo e a mácula pubertária. Revista Associação Psicanalítica de Porto Alegre,(43-44), 97-104.

Costa, A., & Rinaldi, D. (2007). O real na experiência de análise: Interpelação e presença do analista. Psicologia em Revista, 13(2), 281-292.

Cottet, S. (1990). Freud e o desejo do psicanalista (2a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Originalmente publicado em 1982)

Dal-Cól, D., & Poli, M. C. (2014). A escrita no corpo nos fenômenos psicossomáticos: A psicanálise existe para os fenômenos psicossomáticos? In A. Costa & D. Rinaldi (Orgs.), Linguagem e escrita do corpo (pp. 301-308). Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Freud, S. (1981a). Tres ensayos de teoria sexual. In S. Freud, Obras Completas (Vol. 7, pp. 62-140). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Originalmente publicado em 1905)

Freud, S. (1981b). Sobre la dinámica de la trasferencia. In S. Freud, Sigmund Freud Obras Completas (Vol. 7, pp.46-52). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Originalmente publicado em 1912)

Freud, S. (2006). Além do princípio do prazer. In S. Freud, Escritos sobre a psicologia do inconsciente: 1915-1920 (Vol. 2, pp. 123-198). Rio de Janeiro: Imago Ed. (Originalmente publicado em 1920)

Freud, S. (2008a). Recordar, repetir y reelaborar: Nuevos consejos sobre la técnica del psicoanálisis II. In S. Freud, Sigmund Freud Obras Completas (2a ed., Vol. 7, pp. 70-76). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Originalmente publicado em 1914)

Freud, S. (2008b). Puntualizaciones sobre el amor de trasferencia: Nuevos consejos sobre la técnica del psicoanálisis, III. In S. Freud, Sigmund Freud Obras Completas (2a ed., Vol. XII, pp. 76-84). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Originalmente publicado em 1915)

Freud, S. (2008c). XXVII Conferencia de introdución al psicoanálisis: La trasferencia. In S. Freud, Sigmund Freud Obras Completas (2a ed., Vol. 16, pp. 110-120). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Originalmente publicado em 1916-1917)

Freud, S. (2008d). Lo ominoso. In S. Freud, Sigmund Freud Obras Completas (2a ed., Vol. 17, pp. 118-140). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Originalmente publicado em 1919)

Freud, S. (2008e). Sobre la psicogénesis de um caso de homosexualidad femenina. In S. Freud, Sigmund Freud Obras Completas (2a ed., Vol. 18, pp. 80-96). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Originalmente publicado em 1920)

Garcia, M. M. (2014). A palavra que faz corpo. In A. Costa & R. Doris (Orgs.), Linguagem e Escritas do corpo (pp.31-38). Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Lacan, J. (1982). O Seminário, livro 20: Mais, ainda (1972-73). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1986). O Seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud (1953-54). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1988). O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1992). O Seminário, livro 17: O Avesso da psicanálise (1969-70). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1998). A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In J. Lacan, Escritos. (pp. 591-652). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Originalmente publicado em 1958)

Lacan, J. (1999). O Seminário, livro 5: As formações do inconsciente (1957-58). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (2001a). O lugar da psicanálise na medicina (M. A. Vieira, Trad.). Revista Opção Lacaniana, (32), 8-14. (Originalmente publicado em 1966)

Lacan, J. (2001b). O Seminário, livro 15: o ato psicanalítico (1967-68). Inédito. Traduzido para publicação interna pela Escola de Estudos Psicanalíticos.

Lacan, J. (2003). Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola. In J. Lacan, Outros Escritos (pp. 248-264). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Originalmente publicado em 1967)

Lacan, J. (2005). O Seminário, livro 10: A Angústia (1962-63). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (2008a). O Seminário, livro 14: A Lógica do Fantasma (1966-67). Inédito. Publicação para circulação interna do Centro de Estudos Freudianos de Recife.

Lacan, J. (2008b). O Seminário, livro 16: de um Outro ao outro (1968-69). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (2012). O Seminário, Livro 19: … ou pior (1971-72). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lopes, A. G., & Vinheiro, V. (1990). Repetição e clínica: Pulsão e Gozo. Publicação da Escola Letra Freudiana, XI(10/11), 78-83.

Quinet, A. (2009). As 4+1 condições da análise (12a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Soler, C. (2012). Oferta, demanda e resposta. In Conferência no VII Encontro dos Fóruns e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

15.04.2018

Como Citar

Souza, A. O., & Rinaldi, D. L. (2018). O que a Clínica da Adolescência nos Ensina sobre o Ato?. Revista Subjetividades, 17(3), 70–81. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5520

Edição

Seção

Dossiê: Adolescência em Psicanálise, saúde mental e assistência social