Cartagrafias: A Escrita Acadêmica entre Cuidado, Pesquisa e Acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i2.e11048

Palavras-chave:

cartas, escrita, coleção, fragmento

Resumo

Como narrar a construção de um processo metodológico? Orientado por esta pergunta este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades de construção de uma dissertação na forma de objeto a partir dos conceitos de coleção de Walter Benjamin (1987a; 1987b) e de fragmento de Gilles Deleuze (2011; 2013), articulados através do uso de cartas em uma metodologia denominada pela primeira autora como cartagrafia. O conceito de coleção, oriundo da obra de Walter Benjamin, fundamenta a busca por outras possibilidades de montagem para a dissertação em contraponto aos modelos instituídos. Este trabalho relata a experiência de pesquisa durante o mestrado da primeira autora orientada pela segunda autora, a partir de uma pesquisa realizada no campo do acolhimento institucional de crianças e adolescentes, pensando a produção de cuidado na política de Assistência Social. A criação de uma caixa como objeto final teve como foco a abertura da dissertação para múltiplas experimentações. Já o conceito de fragmento auxilia a pensar a escrita e a constituição do processo de pesquisa enquanto ferramenta de produção de cuidado. A escrita de cartas como parte do processo metodológico e da política de escrita teve como fundamentação a necessidade de ampliar os diálogos possíveis no texto acadêmico e aumentar sua capacidade polifônica. O encontro entre Walter Benjamin e Gilles Deleuze se origina na escrita e confecção do objeto final (dissertação) e teve como intenção discutir a possibilidade das cartas e da dissertação-caixa-coleção-de-cartas enquanto política de pesquisa e como ferramenta de produção acadêmica.

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Biografia do Autor

Bruna Moraes Battistelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Especialista em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.

Lílian Rodrigues da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora no Departamento de Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

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Publicado

05.10.2021

Como Citar

Battistelli, B. M., & Cruz, L. R. da. (2021). Cartagrafias: A Escrita Acadêmica entre Cuidado, Pesquisa e Acolhimento. Revista Subjetividades, 21(2), Publicado online: 05/10/2021. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i2.e11048

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa