Características da Violência Contra Professores de Escolas Públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp1.e8827

Palavras-chave:

violência escolar, professores, escolas públicas, preditores

Resumo

O trabalho docente no Brasil sofre com questões estruturais, entre as quais está a violência escolar. As investigações brasileiras e internacionais sobre esse tema tendem a se concentrar nas agressões sofridas pelos alunos. As pesquisas nacionais sobre professores carecem de informações sobre as taxas gerais de vitimização, os tipos de agressões sofridas, os perpetradores dos atos violentos e as variáveis preditoras. A pesquisa ora apresentada teve como objetivos: 1) determinar a natureza e a dimensão da violência direcionada a professores, considerando o tipo de agressão e o respectivo perpetrador; 2) analisar aspectos demográficos que estão associados às vitimizações relatadas. Participaram 744 professores, da educação infantil e do ensino fundamental de escolas públicas de um município cearense, que responderam voluntariamente a um instrumento padronizado autoaplicável. Os resultados revelaram que 62,2% dos professores relataram ao menos uma forma de vitimização e, destes, 42,5% indicaram ter sofrido atos violentos oriundos de alunos. Mais da metade da amostra reportou ao menos um ato de assédio verbal; quase um terço afirmou ter sofrido atentados contra a propriedade; 21,5% apontaram terem sido vítimas de agressões físicas e 8,6% afirmaram ter recebido ofertas de drogas. Os achados indicaram que havia uma maior probabilidade de homens, bem como professores que atuavam em classes de ensino fundamental II e docentes com contratos efetivos, relatarem uma frequência superior de atos violentos. Não houve diferenças nas taxas de vitimização quando se observaram a raça e a etnia dos participantes, com exceção dos indivíduos que se declararam amarelos, indígenas ou que preferiram não dar essa informação, para os quais houve uma maior incidência de insultos sexistas.

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Biografia do Autor

Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Professor do Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Raquel Pereira Belo, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ana Raquel Cardoso Feijão, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ana Alice Pereira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

20.05.2020

Como Citar

Aragão Pinheiro, F. P. H., Belo, R. P., Feijão, A. R. C., & Pereira, A. A. (2020). Características da Violência Contra Professores de Escolas Públicas. Revista Subjetividades, 20(Esp1), Publicado online em: 20/05/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp1.e8827

Edição

Seção

Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social