A Arte de Hélio Oiticica como Experiência de Ócio Estético

Autores

  • Renata Mota Barbosa Universidade de Fortaleza https://orcid.org/0000-0002-2442-548X
  • Eliane Vasconcelos Diógenes Universidade de Fortaleza
  • Marta Sorelia Felix de Castro Universidade Federal do Ceará
  • Jose Clerton de Oliveira Martins Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i1.e9174

Palavras-chave:

arte, Hélio Oiticica, experiência, ócio.

Resumo

Na sociedade contemporânea, o imediatismo impõe ao sujeito a urgência de ocupar seu tempo com alguma atividade produtiva. Pela possibilidade de romper com esse automatismo, somos instigados a investigar a potência da arte como experiência de ócio estético. Assim, realizamos um estudo teórico exploratório aliado a uma pesquisa etnográfica na exposição Hélio Oiticica – estrutura, corpo, cor, de 2016, da Universidade de Fortaleza. Do resultado da observação participante realizada na exposição, destacamos dois conceitos utilizados pelo artista, os quais foram vitais para nosso intento: suprassensorial e crelazer. A partir disso, encontramos que a arte de Oiticica focaliza a experiência de interação do sujeito com a obra. Desse modo, rompe com o dualismo obra-público ao convocar o sujeito a se tornar um participador. Assim, inferimos que a obra só se torna obra a partir dessa experiência de interação. O suprassensorial consiste no processo de o sujeito sentir novas percepções, sensações, a partir do seu contato com a arte e na proposta do crelazer, Oiticica convida o participador a mergulhar em um campo de recriação da obra e de sua própria existência a partir da presença do participador, descondicionado. Tal condição fundamenta a proposta do termo “experiência de ócio estético”, que emerge da relação do sujeito com a arte, convocando-o à própria ressignificação na experiência. Consideramos que tais vivências transformadoras potencializam o sujeito, de forma que ele se torna criador do seu tempo, do seu espaço, ao abrir-se ao novo, pois, ao incorporar o papel autoral dessa experiência, poderá presentear-se com um momento especial no meio do tempo veloz da contemporaneidade. A partir do percurso investigativo, somos levados a crer que a arte de Oiticica, como experiência propiciada pelos sentidos, pretende afetar a experiência de vida do participador, abrindo chance ao rompimento com a aceleração e novas autonomias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Mota Barbosa, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Membro do OTIUM/Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Eliane Vasconcelos Diógenes, Universidade de Fortaleza

Doutora e mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora dos cursos de Psicologia e Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Marta Sorelia Felix de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Psicologia (PPG-Psi Unifor). Mestre em Políticas Pública e Gestão da Educação Superior - UFC. Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará no curso de Design de Moda - Instituo de Cultura e Arte (ICA).

Jose Clerton de Oliveira Martins, Universidade de Fortaleza

Professor titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unversidade de Fortaleza - Unifor. Doutor em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Pós-doutorado em Estudos sobre Ócio e Desenvolvimento Humano na Universidad de Deusto.

Referências

Alvim, M. B. (2014). A poética da experiência: Gestalt-terapia, fenomenologia e arte. Rio de Janeiro: Garamond.

Aquino, C. A. B., & Martins, J. C. O. (2007). Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista Mal-Estar e Subjetividade, 7(2), 479-500.

Arroyabe, M. L. A. (2009). Beneficios de la experiencia de ocio estético. Revista Mal-Estar e Subjetividade, 9(2), 397-432.

Arroyabe, M. L. A., & Cuenca-Amigo, M. (2016). Educación del ocio estético: Principios y orientaciones del programa Disfrutar las Artes de la Universidad de Deusto. Sinéctica, 47(52), 1-19.

Barbosa Junior, F. W. D. S., Baptista, M. M. R. T., & Sánchez, M. J. M. (2019). Notas sobre la experiencia de ocio estético. Revista Subjetividades, 19(2), 1-12.

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Braga, P., (2015). Os anos 1960: descobrir o corpo. In F. W. Barcinski (Ed.), Sobre a arte brasileira: da pré-história aos anos 1960 (pp. 284-323). São Paulo: Edições Sesc.

Braga, P., & Favaretto, C. (2015). Estrutura, corpo, cor: Exposição Hélio Oiticica. Fortaleza: Base7.

Calcanhotto, A. (1998). Parangolé pamplona. In Marítimo [CD, Faixa 1]. São Paulo: Columbia Records.

Cayses, J. B. V. (2014). Isto não é uma obra: Arte e ditadura. Estudos Avançados, 28(80), 115-128.

Favaretto, C. (2015). A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp.

Han, B.-C. (2015). Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes.

Han, B.-C. (2017). Agonia do eros. Petrópolis, RJ: Vozes.

Le Breton, D. (2018). La sociología del cuerpo. Madrid: Siruela. Link

Martins, J. C. O. (2012). Tempos sociais acelerados, patrimônio cultural em risco. In M. D. S. Brasileiro, J. C. C. Medina, & L. N. Coriolano (Orgs.), Turismo, cultura e desenvolvimento (pp. 169-193). Campina Grande: EDUEPB.

Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa: Características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisa em Administração, 1(3), 1-5.

Oiticica, H. (1986). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco.

Rocha, L. D. L. A. (2017). Percursos de fé, caminhos para si: Sobre a experiência peregrina de idosos romeiros em Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de Fortaleza, CE.

Rocha, A. L. C., & Eckert, C. (2008). Etnografia: Saberes e práticas. In C. R. J. Pinto, & C. A. B. Guazzelli (Orgs.), Ciências Humanas: Pesquisa e método (pp. 9-24). Porto Alegre: Editora da Universidade.

Tôrres, J. J. M., Martins, J. C. O., & de Lemos Castro, B. P. (2017). Sobre ócio estético: Possibilidades a partir da experiência de fotografar. Revista Trama Interdisciplinar, 8(2).

Downloads

Publicado

16.03.2021

Como Citar

Barbosa, R. M., Diógenes, E. V., Castro, M. S. F. de, & de Oliveira Martins, J. C. (2021). A Arte de Hélio Oiticica como Experiência de Ócio Estético. Revista Subjetividades, 21(1), Publicado online: 29/04/2021. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i1.e9174

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)