Cotas Raciais na Universidade: Uma Revisão Integrativa da Psicologia Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp1.e9337

Palavras-chave:

cotas raciais, cotas universitárias, racismo, revisão integrativa.

Resumo

As discussões sobre cotas nas universidades reúnem diversos argumentos, polarizando opiniões sobre sua implantação. Acerca disso, estudos relacionam a oposição às cotas ao racismo e apontam, também, para os usos de argumentos que envolvem as ações afirmativas como forma de legitimar a discriminação contra negros e pobres. Na literatura em psicologia ainda são poucos os estudos que abordam a temática do racismo. Partindo disso, este artigo tem como objetivo caracterizar a produção científica brasileira em psicologia sobre cotas raciais nas universidades. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, na qual foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO, PePSIC, Index Psi e LILACS, reunindo 11 artigos. A análise dos artigos identificou lacunas nas descrições dos métodos e pequena variedade nas estratégias de coleta e de análise de dados. A teoria das representações sociais foi a base teórica mais utilizada. Em relação ao conteúdo dos artigos, o corpus foi organizado em dois grandes eixos temáticos: (a) opiniões sobre cotas, com a maioria dos artigos, e (b) vivência de estudantes cotistas. O primeiro grupo de artigos tinha o intuito de conhecer o posicionamento de determinados grupos ou documentos sobre a lei de cotas. O segundo grupo, com apenas dois estudos, buscou conhecer a vivência de estudantes que ingressaram na universidade por meio da lei de cotas. Esses achados, provenientes de um reduzido número de pesquisas sobre a temática, apontam para um campo de estudo que ainda precisa ser explorado, priorizando diferentes estratégias metodológicas na compreensão do fenômeno.

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Biografia do Autor

Iara Andrade de Oliveira, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Bolsista FUNCAP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2016). Pós-Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho na Universidade de Fortaleza (2017). Atualmente é membro do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR.

Luciana Maria Maia Viana, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Possui graduação em Psicologia pela UFPB (1996), mestrado em Psicologia Social pela UFPB (2000) e doutorado em Psicologia Social pela UFPB/UFRN (2008). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na graduação em Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão situam-se no campo da Psicologia Social, com ênfase nas temáticas: preconceito, discriminação, processos de exclusão social e o impacto desses fenômenos na constituição da subjetividade de indivíduos, especialmente membros de minorias sociais.

Tiago Jessé Souza Lima, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio de doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal). Possui Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Seus interesses de pesquisa e ensino se concentram nas áreas de Psicologia Social (relações intergrupais, exclusão social e consequências psicossociais; valores humanos), Avaliação Psicológica (construção e adaptação de medidas de avaliação de variáveis psicológicas e psicossociais), Psicologia Organizacional e do Trabalho (saúde e bem-estar do trabalhador) e sobre os aspectos positivos do desenvolvimento psicossocial.

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Publicado

20.05.2020

Como Citar

Andrade de Oliveira, I., Maia Viana, L. M., & Souza Lima, T. J. (2020). Cotas Raciais na Universidade: Uma Revisão Integrativa da Psicologia Brasileira. Revista Subjetividades, 20(Esp1), Publicado online em: 20/05/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp1.e9337

Edição

Seção

Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social