Atos na Adolescência: Uma Resposta diante da Angústia e do Desamparo

Autores

  • Vládia Jamile dos Santos Jucá Instituto de Psicologia. Universidade Federal da Bahia. http://orcid.org/0000-0003-2416-7342
  • Ângela Maria Resende Vorcaro Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i1.e9359

Palavras-chave:

adolescência, psicanálise, atos, desamparo, CAPSi.

Resumo

O presente artigo discute, a partir de dois casos clínicos, o acting out e a passagem ao ato como respostas diante da angústia. Objetiva-se trazer à tona outras possibilidades de entendimento para os atos inscritos nas trajetórias das jovens, demonstrando ser a construção de casos uma ferramenta imprescindível para a ampliação das reflexões teóricas, sobretudo quando se trata de adolescentes. O trabalho clínico relatado no artigo é fruto de um projeto de extensão e pesquisa desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial à Infância e à Adolescência em Salvador. Foram atendidas adolescentes para quem o Outro primordial foi inconstante e apresentou-se em franca ambivalência. Jovens marcadas por um intenso sofrimento psíquico, construído e agudizado pela constante violação de direitos, com o agravo da fragilidade assistencial das instituições responsáveis pela proteção social e pelo cuidado. Como horizonte ético e teórico, a psicanálise lacaniana serviu de referência, em diálogo com as políticas públicas destinadas à infância e à adolescência. A partir do trabalho realizado, observou-se que os atos dos adolescentes funcionam ora como apelos dirigidos a seus cuidadores para que afirmem o valor de suas vidas, ora como tentativa de inaugurar outra história para si, mesmo através das repetições dos atos que as lançavam, paradoxalmente, na direção das identificações produtoras de mortificação. O manejo dos casos trouxe desafios importantes como o de sustentar o valor da palavra dos adolescentes, enquanto subjetividades em constituição, sem deles demandar explicitamente a interrupção dos comportamentos apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vládia Jamile dos Santos Jucá, Instituto de Psicologia. Universidade Federal da Bahia.

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará com Doutorado em Saúde coletiva pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais

Ângela Maria Resende Vorcaro, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia (PUCMINAS1979), mestre em Psicologia Clínica (PUCSP 1991) e doutora em Psicologia Clínica (PUCSP 1997). Professor associado Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais aposentado, exerce atividades de orientação de alunos na graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Membro do grupo de pesquisa ANPPEP Pscanálise e Educação, do Centro de Pesquisas OUTRARTE (UNICAMP) e do LEPSI (USP e UFMG). Experiente na área de Psicanálise e cultura, atua principalmente em psicanálise, linguagem, instituições, clínica com bebês, autismo e psicose em crianças e adolescentes, Jacques Lacan.

Referências

Alberti, S. (2009). Esse sujeito adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos/Contra Capa.

Altoé, S., Silva, M. M., & Pinheiro, B. S. (2012). Circulação de Crianças e o Desamparo. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografia e Ciencias Sociales, XVI(395).

Calazans, R., & Bastos, R. C. (2010). Passagem ao ato e Acting Out: Duas respostas subjetivas. Fractal: Revista de Psicologia, 22(2),245-256.

Birman, J. (1999). A dádiva e o outro: Sobre o conceito de desamparo no discurso freudiano. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, 9(2), 9-30.

Castro, G. R. M. de, & Vorcaro, Â. M. R. (2014). A passagem ao ato na neurose e na psicose. Revista Subjetividades, 14(3), 433-441.

Capanema, C. A. (2015). A contingência da paternidade como forma de amarração do quarto elo do nó borromeano na adolescência. Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Freud, S. (1987). Projeto para uma Psicologia Científica. In J. Strachey (Ed.), Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 1, pp. 333-454). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1895)

Freud, S. (2014). Inibições, Sintomas e Angústia. In S. Freud, Obras psicológicas completas de Sigmund Freud (P. C. L. de Souza, Trad.,Vol. 17, pp.13-123). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1926)

Houaiss, A., & Villar, M. D. (2001). Errância. In A. Houaiss & M. D. Villar, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (p. 1190). Rio de Janeiro: Objetiva.

Lacadée, P. (2011). O despertar e o exílio, ensinamentos psicanalíticos da mais delicada das transições: A adolescência. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Lacan, J. (2005). O Seminário, Livro 10, a Angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Originalmente publicado em 1962).

Lacan, J. (2016). O Seminário, Livro 6: O Desejo e sua Interpretação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Originalmente publicado em 1958).

Le Breton, D. (2009). Condutas de risco: Dos jogos de morte ao jogo de viver. São Paulo: Autores Associados.

Le Breton, D. (2012). O risco deliberado: Sobre o sofrimento dos adolescentes. Política & Trabalho: Revista de Ciências Sociais, (37), 33-44.

Lesourd, S. (2004). A Construção Adolescente no Laço Social. Petrópolis, RJ: Vozes.

Pommier, G. (2004) ¿qué Es Lo «real»? Buenos Aires: Nueva Vision.

Rassial, J.-J. (2000). O Sujeito em Estado Limite. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Downloads

Publicado

12.03.2020

Como Citar

Jucá, V. J. dos S., & Vorcaro, Ângela M. R. (2020). Atos na Adolescência: Uma Resposta diante da Angústia e do Desamparo. Revista Subjetividades, 20(1), Publicado online: 12/03/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i1.e9359

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)