Compreendendo o Amor e suas Expressões em Diferentes Etapas do Desenvolvimento

Autores

  • Alana Hoffmeister Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Liana Muller Carvalho Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Angela Marin Universidade do Vale do Rio dos Sinos http://orcid.org/0000-0002-8056-8661

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i3.e9529

Palavras-chave:

amor, interação interpessoal, estágios de desenvolvimento.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção do amor, compreendendo como esse sentimento é vivenciado nas relações amorosas em diferentes etapas do desenvolvimento – adolescência, adultez e velhice. Utilizou-se um delineamento exploratório, de abordagem qualitativa e transversal. Foram selecionados por conveniência nove adolescentes, nove adultos e oito idosos, que estavam em um relacionamento amoroso há, no mínimo, seis meses. Todos responderam a uma entrevista semiestruturada, que versava sobre a percepção do amor e como era vivenciado em seu relacionamento. A análise de conteúdo dos dados indicou diferenças e semelhanças entre as etapas investigadas. Em todas elas o amor foi associado ao apoio, cuidado, respeito e confiança, bem como sua vivência evidenciada pela troca de carinhos. Especificamente na adolescência, os relatos apontaram para um amor com características mais efêmeras, porém os participantes destacaram que estavam aprendendo a se relacionar. Entre os adultos se evidenciou um amor caracterizado como sólido e maduro, além do compartilhamento de sonhos e planos para o futuro. Já os idosos relataram que percebiam o amor como cuidado, principalmente devido ao medo da perda do parceiro. Evidenciou-se que a forma como o amor é percebido e vivenciado não está relacionada especificamente à idade, mas às experiências de vida e à relação que se constrói com o/a parceiro/a. Espera-se que os resultados encontrados promovam a reflexão sobre o amor e suas vivências nos relacionamentos atuais e que sirvam de subsídio para fundamentar intervenções que tenham como objetivo fomentar a qualidade das relações afetivas.

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Biografia do Autor

Alana Hoffmeister, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicóloga (Unisinos). Mestranda em Ensino na Saúde e pós-graduada em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação e em Saúde Pública (Sanitarista). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Liana Muller Carvalho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda em psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Angela Marin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em psicologia (UFRGS) e especialista em terapia de casal e família (INFAPA). Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e Personalidade - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

20.12.2019

Como Citar

Hoffmeister, A., Carvalho, L. M., & Marin, A. (2019). Compreendendo o Amor e suas Expressões em Diferentes Etapas do Desenvolvimento. Revista Subjetividades, 19(3), Publicado online: 06/02/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i3.e9529

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa