Nominações na Adolescência e sua Relação com o Autor de Ato Infracional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i2.e9923

Palavras-chave:

nominação, nome, sujeito, adolescência, ato infracional.

Resumo

Este texto pretende localizar pontos de novas saídas na trajetória de vida de adolescentes e jovens adultos que estiveram, de alguma forma, envolvidos com a prática de atos infracionais. Perguntamo-nos em que medida o acontecimento vivido pelo adolescente pode ser acolhido por ele como uma nova amarração entre os registros real, simbólico e imaginário, a qual sustente a decisão pelo desligamento na relação com a criminalidade, reinterpretando e acrescentando novos aportes à teoria sociológica do desligamento do crime. Metodologicamente, servimo-nos da narrativa memorialística, que visa recuperar a história de vida a partir da associação livre inconsciente de jovens atravessados pela criminalidade. O material que possibilitou tal acesso é composto por 14 áudios de narrativas, que foram colhidas por diferentes duplas de pesquisadoras/es que integravam o núcleo de pesquisa responsável, em diferentes territórios do município no qual se realizou a investigação. Para este trabalho, foi feito um recorte composto por fragmentos das narrativas de três adolescentes (até 17 anos), sete jovens adultos (entre 18 e 20 anos) e quatro adultos (acima de 20 anos) do sexo masculino. Os casos nos ensinam que, enquanto o nome, na adolescência, apresenta uma função de separação em relação à alienação ao Outro, a nominação estaria relacionada a uma amarração dos três registros, como efeito de sua incidência sobre o modo de gozo. A dimensão da nominação ensina, no trabalho com o adolescente, que as expectativas do mundo adulto podem se tornar ideais muito distantes do que indica a trajetória do sujeito, único que pode orientar sua causa e cernir um nome para o gozo.

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Biografia do Autor

Carolina Nassau Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Psicologia e Pesquisadora do Núcleo Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (PSILACS) em Belo Horizonte. Bolsista Capes.

Daniela Paula do Couto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Carla Almeida Capanema, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicanalista, Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG, Bolsista CAPES.

Vinícius Moreira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Pesquisador em Psicanálise e Teoria Queer.

Ângela Maria Resende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica (PUCSP). Professora associado Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais aposentado, exerce atividades de orientação de alunos na graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Jacqueline de Oliveira Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora da Pós-graduação em Psicologia da PUC-Minas. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela UFMG. Psicanalista. Bolsista Produtividade CNPq PQ2.

Andréa Máris Campos Guerra, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Bolsista Produtividade CNPq PQ2. Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em andamento da Université Paris 8.

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Publicado

15.10.2020

Como Citar

Ribeiro, C. N., Couto, D. P. do, Capanema, C. A., Lima, V. M., Vorcaro, Ângela M. R., Moreira, J. de O., & Guerra, A. M. C. (2020). Nominações na Adolescência e sua Relação com o Autor de Ato Infracional. Revista Subjetividades, 20(2), Publicado online: 15/10/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i2.e9923

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

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