Aspectos psicodinâmicos em sujeitos que fizeram a cirurgia bariátrica sem indicação médica

Autores

  • Thyago do Vale Rosa

Resumo

A ocasião de uma preocupação corporal pode funcionar como um estímulo indutor ao sujeito para a construção de uma narrativa sobre seu sofrimento. Baseado nessa asserção o presente trabalho buscou investigar os aspectos psicodinâmicos em sujeitos que fizeram a cirurgia bariátrica sem indicação médica. O material interpretativo é fruto de duas entrevistas do tipo clínico com mulheres que fizeram a cirurgia de redução do estômago. Procedeu-se a reconstrução das entrevistas a partir do material subjetivo e transferencial que emergiu da condição de entrevista e evocado pelos sujeitos ao serem convidados a falar sobre a experiência do ganho de peso e da cirurgia de redução do estômago. A partir do percurso de pesquisa adotado, as entrevistas apontam que a cirurgia se constitui como uma tentativa de mudança, nesse caso, de mudar a sua própria identidade. Contudo, devemos ter a cautela de dizer que se trata muito mais de uma via aberta, para o sujeito, de uma mudança em sua vida que pode ou não se concretizar. Diferentemente de uma tentativa de restituir saúde, ou um estado de coisas anterior (como no caso da doença), os sujeitos antes obesos buscam provocar um verdadeiro corte em sua própria história, buscam operar uma mudança em sua própria identidade inscrita e expressa no visível de seus corpos. Palavras-chave: cirurgia bariátrica, subjetividade, sofrimento psíquico, obesidade, corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thyago do Vale Rosa

Psicólogo pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Mestre em Psicologia pela UCG, período em que foi bolsista do CNPq. Docente do curso de Psicologia da UCG. Pesquisador associado do Núcleo de Psicopatologia e Psicologia da Saúde da UCG.

Downloads

Publicado

29.04.2009

Como Citar

do Vale Rosa, T. (2009). Aspectos psicodinâmicos em sujeitos que fizeram a cirurgia bariátrica sem indicação médica. Revista Subjetividades, 9(1), 105–133. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1615

Edição

Seção

Artigos