A Ética da Psicanálise e a Repetição do Encontro Faltoso do Real

Autores

  • Caio de Mattos Filho
  • Maria Angélia Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.203-216

Palavras-chave:

psicanálise, ética, repetição, felicidade, desejo.

Resumo

Este artigo aborda, segundo a psicanálise, o problema da repetição e suas implicações éticas diante da demanda de felicidade dos que chegam a um analista. Parte-se da premissa psicanalítica de que o mal-estar é intrínseco ao ser humano, na medida em que, em vez do programa anônimo dos instintos, o homem é um ser de linguagem, atravessado pelo mal-entendido da fala, por desejos singulares e dissimétricos, e satisfações parciais. Neste contexto, a repetição é abordada desde suas origens freudianas no âmbito do além do princípio do prazer, passando pelas contribuições de Lacan, principalmente pelo seu uso das noções da Física aristotélica: tykhe e automaton. Ademais, a demanda de felicidade é confrontada com o destino de repetir, como por acaso, o encontro faltoso do real da pulsão, que tem uma bela ilustração literária no poema Acaso de Álvaro de Campos. Dessa forma, considera-se que, não estando a serviço do encontro feliz do prazer nos bens, como em terapêuticas que oferecem receituários normativos de adaptação, a ética psicanalítica concerne à ex-sistência do sujeito fixado a uma posição sintomática de gozo, cujo tratamento se concentra nas vias do bem-dizer o sintoma, o que resulta na conquista de uma posição subjetiva que mobiliza e inclui o desejo inconsciente sem o custo de tanto sofrimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio de Mattos Filho

Psicanalista. Doutorando em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de janeiro, com estágio doutoral financiado pela CAPES na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Bolsista de Doutorado do CNPq.

Maria Angélia Teixeira

Psicanalista. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Membro do Campo Psicanalítico, Professora adjunta do Instituto de Psicologia da UFBA. Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ.

Downloads

Como Citar

Filho, C. de M., & Teixeira, M. A. (2014). A Ética da Psicanálise e a Repetição do Encontro Faltoso do Real. Revista Subjetividades, 14(2), 203–216. https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.203-216

Edição

Seção

Artigos