Entre Travessias: A Saúde dos Docentes na Expansão/Interiorização do IFMA

Autores

  • Valéria Maria Lima Cardoso Universidade Federal do Maranhão
  • Carla Vaz dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.23-36

Palavras-chave:

migração humana, trabalho docente, saúde, ensino profissionalizante

Resumo

Este artigo refere-se aos impactos na saúde do processo de migração realizado pelos professores em decorrência da expansão /interiorização do IFMA. Adotou-se o materialismo histórico dialético como método e como referencial teórico a Sociologia do Trabalho e a Psicodinâmica do Trabalho. Entrevistou-se 5 (cinco) professores e 2 (dois) diretores por meio de roteiros de entrevista semiestruturada. Conclui-se, que os professores utilizam de diferentes estratégias para o enfrentamento das adversidades no contexto laboral que envolvem o distanciamento familiar e as condições de infraestrutura deficitárias da cidade onde se localiza o campus.

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Publicado

20.01.2017

Como Citar

Cardoso, V. M. L., & Ribeiro, C. V. dos S. (2017). Entre Travessias: A Saúde dos Docentes na Expansão/Interiorização do IFMA. Revista Subjetividades, 16(1), 23–36. https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.23-36

Edição

Seção

Dossiê: Docência e Subjetividade