Psicologia Cultural e Socioeducação: Reflexões sobre Desenvolvimento Humano e Infração Juvenil

Autores

  • Dayane Silva Rodrigues Universidade de Brasília
  • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.104-118

Palavras-chave:

adolescência, desenvolvimento humano, psicologia cultural do desenvolvimento, socioeducação

Resumo

O presente ensaio busca fortalecer a práxis do sistema socioeducativo, ao promover uma reflexão sobre a infração juvenil e o caráter socioeducativo do processo de responsabilização juvenil, à luz da Psicologia Cultural do Desenvolvimento. O texto se divide em três partes. Na primeira, apresenta-se um esboço das tendências contemporâneas da Psicologia e o modo como estas têm problematizado a concepção de desenvolvimento humano da chamada Psicologia moderna. A segunda enfatiza as contribuições que as perspectivas culturalistas em Psicologia têm oferecido à discussão teórica e às práticas sociais com a adolescência, delineando-se as bases para uma compreensão sociocultural do fenômeno da infração juvenil. Por último, discute-se o conceito de cultura socioeducativa, com o intuito de problematizar algumas ideias arraigadas no cotidiano do trabalho na área e contribuir para explicar algumas das dificuldades enfrentadas nesse cotidiano. Sem pretender ser conclusivo, o texto tece considerações finais que apontam para outras contribuições da Psicologia Cultural do Desenvolvimento para a qualificação da justiça juvenil, em especial a importância de observar os aspectos culturais nas pesquisas e na atuação com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

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Publicado

20.01.2017

Como Citar

Rodrigues, D. S., & de Oliveira, M. C. S. L. (2017). Psicologia Cultural e Socioeducação: Reflexões sobre Desenvolvimento Humano e Infração Juvenil. Revista Subjetividades, 16(1), 104–118. https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.104-118

Edição

Seção

Artigos