Perspectivas para o Bem-estar na Docência: Trajetória de Vida e Produção de Sentido

Autores

  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle de Canoas/RS
  • Henrique Guths Centro Universitário La Salle de Canoas/RS
  • Dirléia Fanfa Sarmento Centro Universitário La Salle de Canoas/RS

Palavras-chave:

Bem-estar docente, Mal-estar docente, Produção de sentido, Professores da escola normal, Opção pela docência.

Resumo

O artigo é decorrente de uma pesquisa-ação que focaliza a produção de sentido na docência. Tem por objetivo analisar os modos de construção e o desenvolvimento de valores criativos, vivenciais e atitudinais em professores que lecionam no Ensino Médio, no Curso Normal. O referencial teórico que fundamenta o estudo é a abordagem antropológica de Viktor Frankl no que se refere à produção de sentido, estabelecendo-se uma interlocução com autores que discutem a temática investigada. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário contendo questões abertas, de cinco encontros com os professores e do registro das observações no diário de campo. Participaram do estudo nove professores situados na faixa etária entre 20 e 40 anos de idade, sendo quatro do gênero feminino e cinco do masculino. A análise dos dados coletados se dá a partir da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A incursão nos dados sinaliza para o cultivo de: valores vivenciais pautados especialmente por características de humanização docente; valores atitudinais reconhecidos na valorização e vivência de espaços e decisões de um coletivo; e valores criativos expressos na criatividade metodológica em meio a uma realidade onde impera a pobreza e a falta de recursos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25.05.2016

Como Citar

Fossatti, P., Guths, H., & Sarmento, D. F. (2016). Perspectivas para o Bem-estar na Docência: Trajetória de Vida e Produção de Sentido. Revista Subjetividades, 13(1-2), 271–298. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/5084

Edição

Seção

Artigos