Mecanismos Promotores e Dificultadores da Resiliência Acadêmica: Concepção de Profissionais da Educação

Autores

  • Idonézia Collodel Benetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Soraya Ivon Ramirez Moreno Universidade Federal de Roraima
  • Joicilene Lopes de Aguiar Universidade Federal de Roraima
  • Fernanda Ax Wilhelm Universidade Federal de Roraima
  • Ana Paula da Rosa Deon Universidade Federal de Roraima
  • João Paulo Roberti Junior Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://orcid.org/0000-0002-1489-5330

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.7142

Palavras-chave:

resiliência acadêmica, mecanismos de proteção, fatores de risco.

Resumo

O objetivo deste estudo, de natureza exploratória e descritiva, foi analisar a percepção de dez profissionais da educação sobre mecanismos promotores e fatores que dificultam a resiliência acadêmica no ensino fundamental. As informações foram obtidas utilizando-se um questionário. A análise dos dados foi pautada na abordagem qualitativa proposta por Bardin. Os resultados foram: a) mecanismos de proteção: diálogo, trabalho junto a órgãos de proteção, participação dos pais, inserção de um psicólogo no ambiente escolar; b) fatores de risco: problemas familiares, violência, questões financeiras, falta de amor à profissão e ao aluno. A escola estudada pode ser caracterizada como resiliente, reflexiva e dinâmica.

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Biografia do Autor

Idonézia Collodel Benetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Saúde Coletiva, Mestre em Psicologia e em Letras Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem graduação em Letras e Psicologia com especialização em Psicopedagogia. Atua na área de Dificuldades de Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas e intervenção nas áreas de aprendizagem e desenvolvimento humano, avaliação psicológica e psicopedagógica. Atua também nas seguintes áreas: línguas estrangeiras, língua inglesa, linguística aplicada, linguagem, ensino e atividades comunicativas. Atua na organização e divulgação de conhecimento na área de saúde mental, da promoção da saúde mental, do cuidado e da reabilitação psicossocial. É integrante do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde/Saúde Mental (GPPS).

Soraya Ivon Ramirez Moreno, Universidade Federal de Roraima

Psicóloga, especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo – USP, Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP,  doutoranda no mesmo programa. Docente no curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima UFRR. Linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem, programação de ensino, inclusão de alunos com necessidades especiais, Análise do Comportamento Aplicada.

Joicilene Lopes de Aguiar, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima.

Fernanda Ax Wilhelm, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-graduação em nível de especialização em Psicologia da Infância (UNIVALI). Mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no curso de Psicologia na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Ana Paula da Rosa Deon, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda em Psicologia (UFSC). Mestre em Administração (FURB-2011). Especialista em Psicopedagogia (UCAM-2002) e Docência do Ensino Superior (FAA-2006). Psicóloga (UNIPÊ). Professora Assistente II (UFRR), no curso de Psicologia.

João Paulo Roberti Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Processos de subjetivação, gênero e diversidades. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa Modos de vida, família e relações de gênero (MARGENS) vinculado ao Departamento de Psicologia (UFSC). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Licenciado em História e Especialista em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro pesquisador do grupo GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia)/Laboratório de Antropologia Social - UFSC). Integrante da rede Educação, Comunicação, Cidadania e Integração Latinoamericana - AMLAT.

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Publicado

26.02.2019

Como Citar

Benetti, I. C., Moreno, S. I. R., Aguiar, J. L. de, Wilhelm, F. A., Deon, A. P. da R., & Roberti Junior, J. P. (2019). Mecanismos Promotores e Dificultadores da Resiliência Acadêmica: Concepção de Profissionais da Educação. Revista Subjetividades, 18(3), 115–128. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.7142

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa