Análise Lexical sobre o/a Jovem Nem-Nem no Documento Trabalho Decente e Juventude/OIT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e11349

Palavras-chave:

juventude, jovem nem-nem, intervenções, OIT, psicologia

Resumo

Jovens que nem estudam, nem trabalham e nem procuram emprego têm sido nomeados/as como jovens nem-nem, em diferentes contextos sociais. Tanto no Brasil quanto em outros países do mundo, a juventude nem-nem tem ocupado um lugar de destaque no meio acadêmico, na mídia e nas intervenções por parte do Estado e de outros atores sociais, todos buscando formas de atuar sobre o problema. Diante desse cenário, buscamos compreender as noções construídas sobre os/as jovens nomeados/as como nem-nem, bem como as propostas de controle e regulação produzidas por diferentes atores da sociedade para eles/as. A partir de uma pesquisa documental, apresentamos neste artigo os resultados de uma análise lexical realizada com o auxílio do programa ALCESTE – Análise Lexical por Contexto de um Conjunto de Segmentos de Texto. Os resultados destacam os principais universos semânticos sobre os/as jovens nomeados/as nem-nem em trechos retirados de onze (11) edições do documento Trabalho Decente e Juventude da Organização Internacional do Trabalho. Problematizamos algumas noções que convidam a pensar os/as jovens ditos/as nem-nem como sujeitos vulneráveis e como grupo de risco, sendo as respostas mais imediatas direcionadas ao investimento na subjetividade do/a jovem, reatualizando o mito dos/as jovens pobres como classe perigosa, sem com isso levar em consideração a reprodução social da nossa desigualdade.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto da Silva Junior, Faculdade Arnaldo e CEFET-MG

Doutor em psicologia social, mestre em psicologia social e psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor no curso de Psicologia da Faculdade Arnaldo. Professor substituto do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / CEFET-MG. Participa do Núcleo de Extensão, Ensino e Pesquisa Conexões de Saberes da UFMG. Coordenador do Núcleo ABRAPSO BH e do Núcleo de Práticas Psicossociais da Faculdade Arnaldo. 

Claudia Mayorga, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG e coordenadora do Núcleo Conexões de Saberes na UFMG.

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Publicado

10.01.2022

Como Citar

Silva Junior, P. R. da, & Mayorga, C. (2022). Análise Lexical sobre o/a Jovem Nem-Nem no Documento Trabalho Decente e Juventude/OIT. Revista Subjetividades, 21(3), e11349. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e11349

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa