Clube da Luta: A Sociedade do Espetáculo e a Cultura da Imagem

Autores

  • Carina Assmann
  • Mário Francis Petry Londero

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5134

Palavras-chave:

clube da luta, análise de discurso, processos de subjetivação, sociedade do espetáculo, clínica

Resumo

Este artigo busca discutir os processos de subjetivação na contemporaneidade, atravessados pela lógica capitalista de consumo e descarte, a partir da discursividade enunciada pelo filme “Clube da Luta”. Da mesma forma, procura-se pensar qual é o papel da clínica diante deste cenário contemporâneo que, autores como Joel Birman e Maria Rita Kehl, chamam de sociedade do espetáculo e cultura da imagem. Junto a película, a luz da Análise de Discurso foucaultiana, pinça-se algumas falas dos personagens principais para analisá-las no que elas dizem sobre as relações do sujeito para com o mundo contemporâneo e o que clínica, enquanto ética de escuta, tem a problematizar. A partir da análise de discurso e de sua costura com alguns conceitos advindos da psicanálise e da filosofia da diferença, se percorrerá uma discussão sobre: o filme anunciado; a sociedade capitalística contemporânea e o sujeito que emerge neste contexto; e a posição da clínica diante deste cenário.

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Publicado

15.12.2017

Como Citar

Assmann, C., & Londero, M. F. P. (2017). Clube da Luta: A Sociedade do Espetáculo e a Cultura da Imagem. Revista Subjetividades, 17(2), 54–65. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5134

Edição

Seção

Estudos Teóricos

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