Objetos (In)visíveis: Psicanálise, Espetáculo e a Arte de Vik Muniz

Autores

  • Marília Zancan Frantz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edson Luiz André de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.6885

Palavras-chave:

arte, capitalismo, espetáculo, psicanálise, Vik Muniz.

Resumo

As questões propostas neste ensaio nascem de três encontros: o primeiro, com a teoria lacaniana a respeito da constituição do sujeito a partir do campo do Outro; o segundo, com a obra de Guy Debord sobre A Sociedade do Espetáculo; o terceiro, com o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz. O que une esses três encontros é o desejo de pensar nas relações do sujeito com o social e nas questões que suscitam a respeito do laço social em nossa sociedade capitalista, na qual visibilidade e cidadania se confundem com a capacidade de consumo. Se o sujeito depende do olhar do outro para se estruturar, e é o poder aquisitivo que, nesse contexto, lhe dá lugar no espaço público, já não basta consumir, é preciso mostrar aquilo que se consome, transformando a si mesmo em objeto consumível. Este ensaio propõe que o espetáculo, conforme o definiu Debord, é o modo como o laço social se apresenta a partir da estrutura que Lacan definiu como discurso capitalista, e que produz efeitos de reificação e de apagamento da singularidade do sujeito através da antecipação de respostas para as questões que o desejo coloca. No entanto, nem todas as imagens que vemos são iguais, nem todas estão submetidas à lógica espetacular. A arte propõe imagens a partir de outro lugar, compartilhado com a psicanálise: aquele que busca desestabilizar o eixo dos discursos prontos e das produções de sentido. E é esta também a proposta de trabalho de Vik Muniz ao criar ilusões que não iludem, mas revelam os elementos que as constituem. Assim, diante dos imperativos do espetáculo, da arte e da psicanálise, ao sustentarem a potência do nome que falta, possibilitam que o sujeito de desejo encontre brechas por onde resistir.

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Biografia do Autor

Marília Zancan Frantz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Especialista em Atendimento Clínico - Psicanálise pela CAP/UFRGS e Mestre em Psicologia Social e Institucional / UFRGS.

Edson Luiz André de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e Professor PPG Psicanálise – Clinica e Cultura do Instituto de Psicologia da UFRGS

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Publicado

30.12.2018

Como Citar

Zancan Frantz, M., & de Sousa, E. L. A. (2018). Objetos (In)visíveis: Psicanálise, Espetáculo e a Arte de Vik Muniz. Revista Subjetividades, 18(2), 26–35. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.6885

Edição

Seção

Estudos Teóricos