Homofobia e Escola: Uma Revisão Sistematizada da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp1.e8734Palavras-chave:
homofobia, escola, diversidade sexual, sexualidade, gênero.Resumo
A homofobia no contexto escolar é um problema grave devido aos modos sutis e flagrantes como ocorre e suas consequências. O presente artigo tem como objetivo relatar uma revisão sistemática de literatura científica brasileira que utiliza a expressão homofobia relacionada ao contexto escolar e caracterizar essas produções. Os levantamentos foram feitos utilizando os descritores “homofobia” e “escola” nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Lilacs. Os 12 artigos que compõem o corpus da pesquisa têm abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas e as fontes de dados são alunos e professores do ensino básico, livros didáticos e dicionários, vídeos e publicações em sites específicos. Os principais resultados desta revisão confirmam a existência de homofobia nas escolas, manifestando-se principalmente de forma sutil. Indicam que há reprodução de informações que contribuem para manutenção da homofobia em materiais didáticos, por meio de injúrias ou silenciamento em relação à diversidade sexual. Também apontam a necessidade de se refletir sobre temáticas relacionadas à sexualidade nesse contexto e destacam a importância de abordagens mais significativas desses assuntos na formação docente, bem como nas escolas, visto que isso contribui para o combate à homofobia nesse ambiente.Downloads
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