Percepções sobre a Deficiência entre os Estudantes de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i3.e9948

Palavras-chave:

deficiência, percepção, estudantes universitários, psicologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de compreender as percepções sobre deficiência entre estudantes de um curso de psicologia de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. O estudo contou com a participação de dez estudantes que cursaram duas disciplinas de Psicologia e Inclusão I e II. Os dados foram obtidos a partir de um questionário sociodemográfico e de uma entrevista semiestruturada, e analisados com base na análise de conteúdo. O referencial teórico norteador do estudo foi o relativo ao campo dos Estudos da Deficiência. Os resultados apontaram que as percepções sobre deficiência das participantes foram mediadas por concepções de deficiência relacionadas aos modelos médico, social e biopsicossocial. A formação em psicologia, as experiências sociais e as vivências no contexto familiar foram importantes para a constituição das percepções que as entrevistadas têm sobre deficiência. Por fim, destaca-se a importância de os cursos de psicologia oferecerem conhecimentos relacionados à deficiência e suas intersecções para que os profissionais dessa área possam desenvolver uma atuação voltada à garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

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Publicado

23.12.2020

Como Citar

Durante, A. M., Tavares, A. H., Portes, J. R. M., & Gesser, M. (2020). Percepções sobre a Deficiência entre os Estudantes de Psicologia. Revista Subjetividades, 20(3), Publicado online: 23/12/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i3.e9948

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa