O mal-estar do professor frente à violência do aluno

Autores

  • Ilka Franco Ferrari

Resumo

Nesta pesquisa, intitulada “O mal-estar do professor frente à violência do aluno”, desenvolvida por meio de questionário e entrevistas realizados com professores e alunos da rede particular de ensino de Belo Horizonte, estudou-se o que os profissionais consideram violência do aluno, assim como o mal-estar que advém das relações consideradas, por eles, como violentas. Os resultados apontam para o fato de que tanto a violência do estudante quanto o mal-estar do professor, na situação proposta pela pesquisa, parecem se aclarar no contexto de um “sintoma” contemporâneo, em que o declínio da autoridade do professor se entrelaça à perda do desejo de ensinar do educador. Essa situação confirma que há, no mundo contemporâneo, a necessidade de se buscar formas de reinventar o vínculo educativo, já que, sem ele, o processo civilizatório próprio da educação fica comprometido. Palavras-chave: mal-estar, violência, vínculo educativo, contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Ilka Franco Ferrari

Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona, ES. Professora na graduação e na pós-graduação em Psicologia da PUC Minas; Psicanalista membro aderente da Escola Brasileira de Psicanálise Seção MG

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Publicado

25.10.2005

Como Citar

Ferrari, I. F. (2005). O mal-estar do professor frente à violência do aluno. Revista Subjetividades, 5(2), 261–280. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1528

Edição

Seção

Artigos