Sujeito Mulher: A Imagem da Beleza

Autores

  • Christiane Moura Nascimento
  • Luiz Carlos Avelino da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.343-357

Palavras-chave:

mulher, imagem, psicanálise, beleza, subjetividade.

Resumo

Na pós-modernidade, o espetáculo rege as relações sociais. A mídia veicula imagens, sobretudo por intermédio da televisão, que no Brasil é o meio de comunicação em massa mais difundido. Além disso, a mídia é uma instância formadora de sujeitos: homens e mulheres. É incontestável haver diferenças biológicas entre homens e mulheres. Ademais, a cultura ocidental, ao longo dos tempos designou posições sociais específicas a eles. A partir do século XIX, através do paradigma da diferença sexual os processos de subjetivação masculinos e femininos foram tratados de forma diferente. Porém, a lógica masculina de subjetivação continua a ser tratada enquanto paradigma universal. Além disso, a beleza é considerada um importante atributo na construção da subjetividade feminina. Nosso objetivo é investigar a formação subjetiva da mulher através da beleza, enviesada pela sociedade do espetáculo, e pelas postulações psicanalíticas, sobretudo de Freud. Nesse artigo, propomos dissertar sobre a possibilidade da mulher pós-moderna se tornar sujeito através do espetáculo e através da beleza. Assim, compreendemos que a subjetividade feminina, referenciada pela lógica fálica, está inscrita na condição de “buscar o que lhe falta”, e que a beleza é compreendida como um atributo fálico compensatório à castração feminina, usado para proporcionar à mulher a possibilidade de manter-se na condição de “ser olhada pelo outro”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Moura Nascimento

Mestre em Psicologia Aplicada (Universidade Federal de Uberlândia, 2011). Graduada em Psicologia (Universidade Federal de Uberlândia, 2005). Atualmente é Coordenadora de SRT (Serviço Residencial Terapeutico) em São Paulo - SP.

Luiz Carlos Avelino da Silva

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Universidade de São Paulo, 2004). Mestre em Psicologia Clínica (Universidade de Brasília, 1993). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia e atua em clínica e saúde mental.

Downloads

Publicado

01.08.2014

Como Citar

Nascimento, C. M., & Silva, L. C. A. da. (2014). Sujeito Mulher: A Imagem da Beleza. Revista Subjetividades, 14(2), 343–357. https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.343-357

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)