Corpo-lixo: Entre o Dejeto e a Potência na Cultura Contemporânea

Autores

  • Pedro Henrique Lucas Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Caio César Souza Camargo Próchno Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.3.45-57

Palavras-chave:

corpo, lixo, potência, subjetivação, esquizoanálise.

Resumo

Tendo como pressuposto uma concepção histórico-cultural do corpo, no qual se entende que ele é efeito de jogos de poderes e saberes historicamente situados, assim como os processos de subjetivação adjacentes a tal corporeidade, fomos provocados pela questão de como o corpo é explorado e exaurido ao ponto de se tornar um dejeto. Tomamo-lo por corpo-lixo, conceito do qual partirmos para a jornada investigativa e que foi o combustível deste trabalho de pesquisa. Calcados nas premissas da pesquisa cartográfica, procuramos acompanhar o processo de “dejetificação” do corpo, mergulhando e afetando-nos pelas produções culturais contemporâneas, conforme representado nas manifestações midiáticas (sejam elas de cunho jornalístico-publicitário, seja voltadas para o entretenimento) e nas artes (dentre elas o cinema,  a literatura e o teatro). Adotamos a esquizoanálise como principal referencial teórico e, por esse motivo, além de nos debruçarmos nas obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari, compomos e decompomos com construtos teóricos de diversas áreas, como a psicologia, a história, a sociologia e a própria filosofia, tendo também Michel Foucault como um importante companheiro de viagem. Reconhecendo o corpo como um processo histórico metamorfoseante, e não meramente uma entidade biológica imutável, realizamos um apanhado histórico de como os exercícios de poder atravessaram os corpos ao longo dos tempos para evidenciar o percurso pelo qual se consolidaram as formas atuais de se abordar o corpo e que, porventura, o leva à sua dejetificação. O aspecto mais relevante deste trabalho cartográfico foi a busca por possibilidades inventivas a partir da suposta condição abjeta, evidenciando a potência e as composições de forças que levam o corpo-lixo à condição de corpo-potente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Lucas Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Psicólogo formado pela Universidade de Uberaba, mestrando em Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Uberlândia, no eixo temático da Psicologia da Intersubjetividade, na linha de pesquisa Psicopatologia, Psicanálise e Cultura. Psicólogo Social no Centro de Referência em Assistência Social em Uberaba-MG.

Caio César Souza Camargo Próchno, Universidade Federal de Uberlândia

Possui mestrado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, e seu doutorado em Psicologia Social foi igualmente realizado naquele Instituto. Suas duas grandes linhas de pesquisa são "Corpo e Cultura" e "Filosofia do Corpo", as quais contém projetos de pesquisa, tais como: "Corpo e Consumo", "Análise Institucional do Corpo", "Corpo do Ator", "Nietzsche, Corpo e Potência". Terminou recentemente seu Pós-Doutorado na Universidade de Leipzig, Alemanha, com o tema da "loucura no corpo de Nietzsche", tendo sido orientado pelo prof. Dr. Christoph Türcke.

Referências

Bocchini, B. (2014, 23 de Janeiro). Polícia Civil prende cerca de 30 na Cracolândia.Portal EBC. (Link)

Chaplin, C. (Diretor e produtor) (1936). Tempos Modernos [Blu-ray]. Los Angeles, CA: United Artist Media Group.

Debord, G. (1997). Sociedade do espetáculo: Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.

Deleuze, G. (1976). Nietzsche e a Filosofia. Rio de Janeiro: Ed. Rio.

Deleuze, G. (1992). Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34.

Deleuze, G. (1997). O Abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista com G.Deleuze por Claire Parnet [VHS]. Paris: Éditions Montparnasse.

Deleuze, G. & Guattari, F. (2010). O Anti-édipo: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: 34.

Deleuze, G. & Guattari, F. (2011). Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia (Vol. 1, 2a ed.) São Paulo: 34. (Originalmente publicado em 1995)

Deleuze, G. & Guattari, F. (2012). Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia (Vol. 3, 2a ed.) São Paulo: 34. (Originalmente publicado em 1996)

Diário Net. (2012, 7 de Novembro). Pnuma: Produção de lixo no mundo saltará para 2,2 bi de t. Portal Terra. (Link)

Dreyfus, H., & Rabinow, P. (1995). Michel Foucault: Uma trajetória filosófica (V. P. Carrero, Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Espinosa, B. (1983). Étic a (3a ed.). São Paulo: Abril.

Fellet. J. (2014, 18 de Junho). MP denuncia Odebrecht por trabalho escravo e tráfico internacional de pessoas. BBC Brasil. (Link)

Foucault, M. (1979). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal.

Foucault, M. (1988). História da sexualidade I: A vontade de saber (11a ed., M.T. C. Albuquerque & J. A. Guilhon Albuquerque, Trads.). Rio de Janeiro: Graal. (Trabalho original publicado em1976)

Foucault, M. (1999a). Estética, ética y hermenêutica (Obras essenciales, Vol. 3). Buenos Aires: Paidós.

Foucault, M. (1999b). Vigiar e punir: Nascimento da prisão (21a ed., R. Ramalhete, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Guattari, F. (1990/2011). As três ecologias (21ª ed. M. C. F. Bittencourt, Trad.) Campinas: SP: Papirus.

Lapoujade, D. (2002). O corpo que não aguenta mais. In D. Lins, & S. Gadelha (Orgs.), Nietzsche e Deleuze: Que pode o corpo (pp. 81-90). Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Le Breton, D. (2003). Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade (M. Appenzeller, Trad.) Campinas, SP: Papirus.

Levy, S., & Vaughn. V. (Prod.) (2013). Os Estagiários [Blu-ray]. Los Angeles, CA: Regency Enterprises.

Lynch, J. C. (Dir.), Caland, P., & Mazzocone, C., (Prods.) (1993). Encaixotando Helena [DVD]. Los Angeles, CA: Orion Classics.

Passos, E., Kastrup, V., & Escóssia, L. (2009) Apresentação. In E. Passos, V. Kastrup., & L. Escóssia. (Orgs.), Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina.

Pasin, L. (2015, 2 de Janeiro). ‘Ken Humano’ terá que retirar hidrogel: ‘Tenho medo de perder as pernas’. Ego – Globo.com (Link)

Prado. M., & Padilha. J. (Prod.) (2004). Estamira [DVD]. Rio de Janeiro, RJ: Riofilme / Zazen Produções Audiovisuais.

Record TV. (2012, 2 de Maio). Barbie humana pode ter retirado costelas para ficar com a cintura da boneca. Record TV R7. (Link)

Redação Terra. (2008, 30 de Março). Menina de 5 anos morre em prédio em SP. Portal Terra. (Link)

Rosenthal, E. (2009, 5 de Outubro). Tráfico de lixo é mina de ouro. Folha de São Paulo. (Link)

Teixeira, R. (2012). ‘BBB13’ já tem 125 mil inscritos”, diz Boninho. (Link)

Wrobleski, S. (2014, 27 de Abril). Imigrantes haitianos são escravizados no Brasil. Uol. (Link)

Vigarello, G. (2006). A história da beleza (L. Schlafman, Trad.) Rio de Janeiro: Ediouro. Zahar.

Último Segundo. (2013, 3 de Outubro). Naufrágio de barco com imigrantes na Itália deixa mais de 100 mortos. IG – Último Segundo. (Link)

Zeppini, P. S. (2010). Deleuze e o Corpo: Articulações conceituais entre Deleuze, Nietzsche e Espinosa em função da problemática do corpo. Dissertação de Mestrado, Campinas: Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

22.08.2017

Como Citar

Costa, P. H. L., & Próchno, C. C. S. C. (2017). Corpo-lixo: Entre o Dejeto e a Potência na Cultura Contemporânea. Revista Subjetividades, 16(3), 45–57. https://doi.org/10.5020/23590777.16.3.45-57

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)