A experiência do ócio na sociedade hipermoderna

Autores

  • Kátia Flôres Pinheiro Estácio de Sá – RJ
  • Ieda Rhoden Unisinos-RS
  • José Clerton de Oliveira Martins Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Tempo livre. Lazer. Subjetividade. Hipermodernidade. Consumo.

Resumo

Este estudo propõe-se a refletir sobre a questão das experiências de ócio no tempo livre no contexto atual, a partir da concepção de uma hipermodernidade em curso. Apesar de representar um desafio, pois a discussão crítica-científica da temática ainda é recente no Brasil, e principalmente no campo da psicologia. Desta forma, argumentamos que diferenças teóricas têm contribuído para dar vitalidade e sustentação ao assunto. Neste sentido, apresentamos desde conceitos até aspectos mais amplos da aplicação e problematização do tema, bem como suas interfaces disciplinares e transdisciplinares, a partir de textos contemporâneos coletados a partir de pesquisa teórica. Alguns elementos discursivos como consumo, corpo, lazer, trabalho e subjetividade são articulados à temática e fazem parte da reflexão que se caracteriza por um pensar comprometido com a vivência do ócio, aqui tratada como experiência positiva e transformadora de natureza subjetiva que se entrelaça ao mundo social elaborado na contemporaneidade consumista, que projeta felicidade em objetos de desejo. O eixo central da discussão parte da observação do que é realidade do ócio na contemporaneidade, buscando compreender seus significados numa dimensão psicossocial cujo cenário retratado na hipermodernidade em grandes centros urbanos, aponta para fenômenos humanos marcados pela cultura do consumo e de novos processos de subjetivação.

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Publicado

24.05.2016

Como Citar

Pinheiro, K. F., Rhoden, I., & Martins, J. C. de O. (2016). A experiência do ócio na sociedade hipermoderna. Revista Subjetividades, 10(4), 1131–1146. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/4962

Edição

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