Assédio no Contexto Educacional: Uma Possibilidade de Manifestação Perversa
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.52-63Palavras-chave:
subjetividade, perversão, psicanálise, educação, assédioResumo
Tendo em vista que o setor de ensino é um dos mais propícios para o surgimento de práticas que, de forma insidiosa e sistemática, podem atingir a integridade psíquica de alunos e professores, o presente ensaio busca refletir, a partir da perspectiva psicanalítica, sobre o assédio moral no contexto educacional. Para tanto, discute-se a natureza perversa conhecida corriqueiramente como autoritarismo, baseando-se principalmente na teoria psicanalítica freudiana, e nos conceitos pós-freudianos de Lacan e Klein e em autores contemporâneos como Hirigoyen e Racamier. A partir dessa reflexão, é possível supor que o quadro de perversão narcísica, observado em alguns traços de professores, pode se delinear como forma de defesa do sujeito frente a uma situação ameaçadora. É importante considerar as características e vivências individuais dos professores, já que não se propõe aqui nenhum tipo de generalização e que essas manifestações podem ser também fruto de uma cultura educacional em que a autoridade é historicamente institucionalizada.Downloads
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