Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo NÃO foi publicado em outro veículo (revista, periódico, sites, jornal eletrônico, anais de congresso, dentre outros).
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice, ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaçamento entrelinhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).
  • Caso o artigo exija aprovação prévia pelo Comitê de Ética, o autor fica ciente da necessidade de anexar o protocolo e o parecer na forma de Documento Suplementar, ao final da submissão.
  • Caso o artigo seja resultantes de pesquisas Financiadas por órgãos de fomento, deve haver identificação no texto.

Diretrizes para Autores

- O autor deve se cadastrar na plataforma do OJS pelo acesso ao Portal de Revistas Eletrônicas da Universidade de Fortaleza (www.unifor.br/ojs), optando pela opção AUTOR. Eventual dúvida pode ser dirimida por meio de mensagens eletrônicas ao e-mail do periódico (revistapensar@unifor.br)

Sobre a responsabilidade do conteúdo do artigo: O Conselho Editorial da Pensar - Revista de Ciência Jurídica não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores.

Sobre os direitos autorais: É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados à Fundação Edson Queiroz – Unifor. A revista utiliza a licença Creative Commons vs 3.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada” (CC BY-NC 3.0).

Parecer do Comitê de Ética: O autor deve estar ciente de que, se o artigo demandar a aprovação do comitê de ética, deverá informar o protocolo de aprovação, anexando o respectivo parecer.

Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana todo e qualquer projeto que envolva a participação seres humanos (direta ou indiretamente) enquanto pesquisados, conforme definido na resolução CNS 466/12: "[...] II.14 pesquisa envolvendo seres humanos - pesquisa que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos;[..]"

No ato da submissão o autor deve informar se há conflito de interesses com relação à pesquisa.

Revisão vernacular: Recomendamos que o texto seja previamente submetido a um revisor profissional quanto ao uso adequado da língua na qual foi escrito o artigo.

Diretrizes gerais:
- A política editorial do periódico está orientada para publicação de estudos produzidos no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu, o que implica a publicação de artigos científicos que contem com professores doutores como autor ou coautor. Não serão publicados artigos produzidos por graduados, pós-graduandos, pós-graduados e mestrandos.
- Os trabalhos devem ser submetidos em formato Word 97 ou superior (padrão DOC).
- O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo ainda as instruções a seguir:

>Título em português (e na língua original do artigo, para os textos escritos em língua estrangeira) e em inglês;

>O título em português deve estar escrito sem negrito, centralizado e em letras caixa-alta. O título em inglês e/ou na língua original do texto deve estar abaixo do título em português, em itálico, centralizado, em letra caixa-alta.

>Resumo e palavras-chave em português e em inglês (e na língua original do artigo). Cada resumo deve conter no máximo 250 palavras, devendo ser evitadas as abreviaturas. O resumo em língua estrangeira deve ser uma versão fiel do resumo em português, assim como as palavras-chave em língua estrangeira. Ao final de cada resumo devem constar 03 a 06 descritores ou palavras-chave para indexação, separados por ponto.

>Texto (contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, mesmo que os tópicos recebam designações diferentes). A estruturação do texto deve se adequar às exigências de um trabalho científico, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

>Referências, alinhadas à esquerda.

>Anexos (opcionais)
>Formatação:

Espaços
- entrelinhas 1,5;
- entre parágrafos 0 pts;
- entre título e texto – uma linha (um enter);
- entrelinhas das notas de rodapé 1,0;
- entrelinhas da citação longa 1,0;
- entrelinhas de uma mesma referência 1,0;
- entre uma referência e outra 6 pts;
- entre o texto e a citação longa 6 pts;
- Iniciar parágrafo com 1,0 cm na régua do Word;
- Citação longa (mais de 3 linhas) deve ser colocada com 4,0 cm de recuo em relação à margem esquerda (3,0 cm a mais da margem do parágrafo).

Fonte
- Times New Roman
- Resumo 10
- Texto 12
- Citação longa 10
- Nota de rodapé 10
Títulos
- Título do artigo 14 Caixa baixa - sem negrito
- Títulos das partes do artigo - 12 Caixa baixa negrito
- Subtítulos 12 Caixa baixa itálico
- Sub-subtítulos 12 Caixa baixa normal

Referências
- Fonte tamanho 12 (destaque para títulos das obras em negrito)

Margens
- esquerda: 3,0 cm
- direita: 2,0 cm
- superior: 3,0 cm
- inferior: 2,0 cm

Outras informações importantes sobre a estrutura do texto:
1. Introdução: deve conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado.
2. Desenvolvimento: a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado.
3. Conclusão: deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos. A repetição de argumentos ou aspectos já descritos em outras seções deve ser evitada.
4. Referências: relação das obras e fontes de pesquisa citadas no artigo conforme ABNT – NBR 6023/2002.
5. Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos, ter de 15 a 20 páginas e ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano.
6. As referências das citações diretas ou /e indiretas devem ser feitas no próprio texto. Ex.: Segundo Perlingieri (2007, p. 50) ou após a citação. Ex.: (PERLINGIERI, 2007, p. 50).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.