Liberdade e autoridade na razão estatal: uma análise da lei estadual do Ceará 16.832 de 14 de janeiro de 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2021.10048

Palavras-chave:

Autoridade e liberdade. Manifestações estatais. Razão pública e axiologia democrática

Resumo

O presente artigo questiona a tolerância a conteúdos discursivos incompatíveis com a axiologia democrática, em especial no âmbito das manifestações estatais. Traz-se à análise duas manifestações estatais distintas, a do Governo Bolsonaro, a determinar às forças armadas as comemorações pelo dia 31 de março, e a lei do Estado do Ceará, a proibir que se dê o nome de pessoas ligadas à ditadura a ruas e prédios públicos, ocasião na qual se perquire acerca da possibilidade indistinta das duas manifestações. Para tanto, inicia-se com o paralelo entre autoridade e liberdade, mediante pesquisa bibliográfica com marco teórico em Kant e Hegel. Avança-se a pesquisa, agora sobre a obra de Hannah Arendt, no propósito de testar a hipótese de o diálogo ser prática apta à conciliação entre autoridade e liberdade, quando se levantam problemas concretos à vigência efetiva de uma prática política dialógica. Diante dos obstáculos levantados, busca-se em Rawls a distinção entre razão pública e privada, bem como os seus distintos campos de aplicação, para concluir: embora a razão privada se aplique aos debates políticos, a pública, comprometida com a axiologia democrática, aplica-se às manifestações estatais, de forma que se possa reconhecer os traços distintivos de uma democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natércia Sampaio Siqueira, Universidade de Fortaleza

Mestre em direito tributário pela UFMG. Doutorado em Direito Constitucional pela Unifor. Pós-doutoranda em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professora da Pós-graduação (mestrado e doutorado) em direito constitucional da Unifor. Integrante do Grupo de Pesquisa REPJAL. Procuradora fiscal do Município de Fortaleza.

Davi Everton Almeida, Universidade de Fortaleza

Davi Everton Vieira de Almeida: Especialista em direito constitucional aplicado. Mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Advogado. Integrante do Grupo de pesquisa Estado, política e constituição.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos