O meio ambiente do trabalho saudável e suas repercussões no brasil e no mundo, a partir de sua evolução histórica. Doi: 10.5020/2317-2150.2009.v14n2p344

Autores

  • Maria Santa Martins Timbó
  • Carlos Augusto Fernandes Eufrásio

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.344-366

Palavras-chave:

Meio ambiente do trabalho. Saúde. Segurança.

Resumo

O homem, desde priscas eras, dedica-se ao labor e, inicialmente, o executava em um ambiente completamente ausente de proteção a sua incolumidade física. Ao longo dos tempos, foram observadas, no ambiente laboral, a ocorrência de enfermidades diretamente relacionadas ao exercício da profissão. De forma bastante tímida, foram iniciados estudos alusivos às doenças ocupacionais, sendo eleitos, a princípio, os trabalhadores das minas. Contudo, nos últimos séculos, mais precisamente a partir da Revolução Industrial, os aspectos deletérios no ambiente laboral se intensificaram. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender e acompanhar como se procedeu à conquista histórica atinente à saúde e à segurança do trabalhador no meio ambiente de trabalho, e suas repercussões no Brasil e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Santa Martins Timbó

Advogada e pós-graduanda em Direito Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Carlos Augusto Fernandes Eufrásio

Professor do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em Direito Público (UFC), mestre em Direito Ambiental (UFC), professor dos cursos de especialização em Direito Ambiental da UNIFOR e UECE.

Downloads

Publicado

2010-11-05

Edição

Seção

Artigos