Política e auto-referencialidade no Supremo Tribunal Federal: os casos da fidelidade partidária (ADI 3999 e 4086) e da ficha suja (ADPF 144). Doi: 10.5020/2317-2150.2010.v15n1p227

Autores

  • Rafael Benevides Barbosa Gomes Escola de Governo George Bush
  • Valter Moura do Carmo Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.227-257

Palavras-chave:

Política. Jurisdição Constitucional. Teoria dos Sistemas. ADI nº 3999. ADI nº 4086. ADPF nº 144.

Resumo

A função de interpretar e concretizar a constituição, imputada à jurisdição constitucional, lida diretamente com o problema da discricionariedade. O Supremo Tribunal Federal - STF, intérprete autêntico da constituição brasileira, há de exercer essa inevitável discricionariedade dentro dos limites da (1) auto-referencialidade e consequente (2) auto-reprodução do sistema jurídico, características essas que garantem a autonomia do direito na sociedade moderna e que representam o marco teórico adotado pelo trabalho, desenvolvido pela teoria os sistemas. Especificamente para o caso brasileiro, essa duas características são comprometidas, gerando o fenômeno da alopoiese. O trabalho, a partir da análise de duas decisões específicas do STF (caso da fidelidade partidária e da vida pregressa ou ficha suja), verificou que a alopoiese jurídica representa, sim, a realidade da jurisdição constitucional brasileira, de modo que a autopoiese, ao contrário, não representa descrição fiel da realidade periférica, mas sim uma condição imprescindível à unidade operacional e autonomia do direito, que deverá ainda ser alcançada de forma plena no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Benevides Barbosa Gomes, Escola de Governo George Bush

Mestrando em Administracao Publica Pela Escola de Governo George Bush (Texas A&M); Graduate Student Fellow at the National Center for Policy Analysis (NCPA); Editor-chefe, The Public Servant (Bush School Newsletter).

Valter Moura do Carmo, Universidade de Fortaleza

Graduado e Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Bolsista da FUNCAP.

Downloads

Publicado

2012-06-15

Edição

Seção

Artigos