A exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on-line: o caso do jogo miss bimbo. Doi: 0.5020/2317-2150.2011.v16n1p311

Autores

  • Noemi de Freitas Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Leal da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.311-331

Palavras-chave:

Criança e adolescente. Novas tecnologias. Publicidade. Jogos on line. Advergames.

Resumo

Este trabalho discute a proteção legal a crianças e adolescentes que ficam expostos à publicidade on line divulgada nos sites de jogos virtuais. Essa publicidade assume o formato subliminar, que a torna de difícil identificação, pois sua associação a jogos virtuais configura a espécie de marketing publicitário denominado advergame, uma mistura de publicidade e entretenimento, que rapidamente penetra no inconsciente do consumidor. Desse novo cenário emerge a necessidade de proteger o público infanto-juvenil das inúmeras investidas do marketing infantil, o que tem sido feito na União Europeia, experiência que pode servir de exemplo ao Brasil. Posta dessa forma a problemática, emprega-se o método de pesquisa monográfico, a partir do qual é selecionado o site do Jogo virtual Miss Bimbo, no qual é aplicada a técnica de observação direta, sistemática e não participativa, o que permitiu reunir exemplos concretos de exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on line, corroborando a necessidade de ampliar, no Brasil, a proteção aos consumidores menores de idade que atuam no ciberespaço.

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Biografia do Autor

Noemi de Freitas Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do 3º semestre do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PROBIC, com atuação no projeto ‘A exposição da população infanto-juvenil à publicidade on line’, financiado pela UNIFRA até julho de 2010 e pesquisadora voluntária do projeto desde agosto de 2010.

Rosane Leal da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa sobre a proteção integral dos adolescentes internautas na sociedade informacional. Professora Adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e do Centro Universitário Franciscano, ambos em Santa Maria (RS) e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Teoria Jurídica no Novo Milênio, da UNIFRA e do Núcleo de Estudos Sociais e Jurídicos da Criança e do Adolescente (NEJUSCA), na UFSC. Coordenadora do Projeto A exposição da população infanto-juvenil à publicidade on line, financiado pela UNIFRA.

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Publicado

2012-06-17

Edição

Seção

Artigos