Observatório de governo eletrônico para estudantes de graduação em direito. Doi: 10.5020/2317-2150.2011.v16n2p509

Fernando Galindo Ayuda, José Renato Gaziero Cella

Resumo


O presente trabalho discorre sobre as mudanças havidas no processo de aprendizagem, em que a relação professor/aluno deixa de ser hierarquizada de forma vertical como no passado, em que o professor falava ex catedra, e se volta para as aptidões que os alunos devem ser capazes de adquirir, de tal modo que o professor aparece como um guia encarregado de conduzir o aluno pelos caminhos adequados no grande emaranhado de informações assistemáticas proporcionado pela denominada Sociedade da Informação. Nesse mister, o uso adequado das novas tecnologias são de capital importância no processo de aprendizagem. É nesse contexto que se introduziram atividades de pesquisa EGOBS como parte integrante de disciplinas regulares das grades curriculares dos cursos de graduação em Direito da Universidade de Zaragoza, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, em que os estudantes foram instados a analisar criticamente e comparar sítios de governo eletrônico, que foram mapeados.

Palavras-chave


Docência. Sociedade da informação. Governo eletrônico.

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DOI: https://doi.org/10.5020/23172150.2012.509-526

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Pensar: Rev. Pen., Fortaleza, CE, Brasil. e-ISSN: 2317-2150 Licença Creative Commons
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