Crianças e adolescentes em situação de rua: desenvolvimento econômico, estratégias compulsórias e direitos fundamentais. Doi: 10.5020/23172150.2012.p.646-671

Autores

  • Wânia Cláudia Gomes Di Lorenzo Lima Universidade de Fortaleza-UNIFOR
  • Cynthia Xavier de Carvalho UFPB
  • Cláudio Basílio de Lima Advogado e Juiz Leigo do 2º Juizado Especial Cível de João Pessoa/PB. Especialista em Processo Civil.

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.646-671

Palavras-chave:

Crianças e adolescentes. Rua. Estratégias compulsórias. Direitos fundamentais. Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo consiste em analisar a condição de crianças e adolescentes em situação de rua e as estratégias estatais de retiradas compulsórias, sob a ótica dos direitos fundamentais, partindo do princípio da dignidade humana. A proposta enfoca as dimensões jurídica, econômica e social, abordando os entraves do desenvolvimento do país provocados pela presença, em logradouros públicos, de crianças e adolescentes em condição de rua. Nessa perspectiva, correlaciona o processo da exclusão social com o capitalismo e o desemprego, partindo da explicação do fenômeno em face da globalização econômica. Abordam-se, ainda, os dispositivos legais de direitos infantojuvenis, levantando a visão urbanística sobre o problema. Por fim, detémse no confronto de valores e direitos fundamentais, sublinhando os diversos fatores que se interligam no cenário da vulnerabilidade social dos moradores de rua. Com isso, pretende-se alertar para a necessidade de um olhar mais amplo nas escolhas de políticas públicas referentes ao tema, na tentativa deromper definitivamente com o modelo de marginalização e institucionalização da pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wânia Cláudia Gomes Di Lorenzo Lima, Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Mestre em Desenvolvimento Humano pela UFPB. Professora Adjunta no Curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

Cynthia Xavier de Carvalho, UFPB

Doutora em Sociologia pela UFPB. Professora Adjunta no Curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/CAA.

Cláudio Basílio de Lima, Advogado e Juiz Leigo do 2º Juizado Especial Cível de João Pessoa/PB. Especialista em Processo Civil.

Advogado e Juiz Leigo do 2º Juizado Especial Cível de João Pessoa/PB. Especialista em Processo Civil.

Downloads

Publicado

2013-01-17

Edição

Seção

Artigos