O desafio francês: a nova legislação sobre a reforma do ensino superior e da pesquisa na França e sua complexidade. Doi: 10.5020/2317-2150.2013.v18n2p495

Autores

  • Leda Rouquayrol Guillemette Unifor

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.495-529

Palavras-chave:

Lei da Reforma Universitária – LRU. Ensino francês. Reforma. Globalização. Cooperação internacional.

Resumo

O agente desencadeador deste artigo foi o lançamento do debate sobre a Lei da Reforma Universitária (LRU) elaborada e aplicada em todo o território francês pelo Governo Sarkozy desde 2007. A atual realidade da complexa estrutura francesa de ensino e pesquisa, verdadeiro desafio no âmbito da competição internacional, é desconhecida pela maior parte das instituições brasileiras. Esta contribuição tem como objetivo trazer à luz os meandros da reforma do ensino superior na França e sua complexidade, contribuindo, assim, com o processo de mobilidade e integração dos pesquisadores brasileiros nos programas franceses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Rouquayrol Guillemette, Unifor

Doutora em Civilização, diplomada pela Universidade Paris IX-Dauphine em Estudos Políticos. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Curso de Especialização em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Professora titular da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade do Havre, desde 1989, onde criou o Master de Comércio com a América Latina. Coordenadora da mobilidade de estudantes e professores entre Le Havre e Fortaleza, no âmbito de um convênio universitário bilateral. Fortaleza – CE – Brasil.

Downloads

Publicado

2013-10-11

Edição

Seção

Artigos