O Juiz e sua Sociologia: entrevista com Antoine Garapon. Doi: 10.5020/2317-2150.2014.v19n3p887

Autores

  • Fernando de Castro Fontainha FGV
  • Ana Maria Macedo Correa

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.

Resumo

Uma das maiores referências francófonas da atual Sociologia do Direito no Brasil é, sem dúvida, Antoine Garapon. Esta entrevista é fruto de uma longa conversa realizada em Paris, em abril de 2013, entre ele e o primeiro autor. A proposta consistia justamente na produção de uma fonte que desse aos seus leitores em língua portuguesa importantes chaves biobibliográficas para uma melhor compreensão de seus escritos. Não é a primeira vez que Antoine Garapon concede uma entrevista de caráter acadêmico. Ele já fez isto em 2008, para um colega francês, e em 2012, para um colega brasileiro. No entanto, ambas as entrevistas são focadas no discurso do autor sobre seu trabalho intelectual (teorias, influências, abordagens) e sobre fenômenos da atualidade. Aqui, nosso enfoque foi a narrativa do autor sobre sua trajetória, das origens familiares e sociais aos projetos do porvir, passando pela infância, vida escolar, universitária, acadêmica e pela sua carreira na magistratura francesa. Esperamos trazer detalhes sobre as interações – inclusive com brasileiros – que compuseram a rede de onde o autor fala, escreve e publica. Após sua entusiástica concordância, elaboramos um roteiro bibliográfico – datas relevantes e publicações – que serviria de guia para a entrevista, no sentido de dar-lhe sua única estruturação planejada: uma narrativa sobre a sua trajetória. Assim, em 17 de julho de 2013, por meio do software Skype, Antoine Garapon nos concedeu uma entrevista de duas horas e vinte e nove minutos, ele da sede parisiense da ENM2, e nós do edifício sede da Fundação Getúlio Vargas. O texto que segue é a entrevista transcrita, conferida e aprovada pelo autor, em seguida traduzida para o português. Os acréscimos são de inteira responsabilidade nossa e encontram-se invariavelmente em nota de rodapé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Castro Fontainha, FGV

Professor da FGV Direito Rio, pesquisador do CJUS – Centro de Justiça e Sociedade, pesquisador associado do CEPEL – Centre d'Études Politiques de l'Europe Latine e doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier

Ana Maria Macedo Correa

Mestre em Teoria do Direito (Théorie du Droit) (2011) pela Université Aix-Marseille III (nota A segundo a avaliação da AERES - Agence Nationale dÉvaluation de la Recherche et de la Formation Supérieure). Diploma de mestrado revalidado pela Universidade Federal Fluminense (2014). Graduada em Direito na Universidade Federal Fluminense (2010). Áreas de interesse (ampla): Filosofia do Direito, Metodologia Jurídica, Direito Constitucional e Direito Comparado.

Downloads

Publicado

2015-02-27

Edição

Seção

Artigos