O constitucionalismo pluralista e o desenvolvimento humano: estudo comparado das experiências do Peru e da Bolívia

Autores

  • Gina Vidal Marcílio Pompeu Universidade de Fortaleza, Brasil
  • Jessica Ramos Saboia Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2018.6608

Resumo

Por meio do presente estudo tem-se como propósito analisar a necessidade de reconhecimento das diversidades dos direitos coletivos e a influência do constitucionalismo pluralista no desenvolvimento humano por meio de estudo comparado do Peru e da Bolívia. Incluir o direito dos povos indígenas entre as prioridades políticas constitui desafio jurídico e econômico na América Latina. A metodologia utilizada foi analítica, empírica e crítica com a investigação do tipo documental-bibliográfica, pesquisa pura de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos objetivos. Objetiva-se discutir o constitucionalismo latino-americano e a tendência plurinacional. E demonstrar a efetividade constitucional e a necessidade de cooperação entre o público e o privado no reconhecimento dos povos indígenas para a conciliação do desenvolvimento humano com o crescimento econômico. Entende-se que a Constituição da Bolívia é plurinacional, assim mais avançada no ciclo progressivo do que a do Peru que é pluricultural. Pondera-se, contudo, que apenas reconhecimentos formais de direitos e garantias dos povos indígenas, com constituições plurinacionais, não garantem desenvolvimento humano, principalmente se não se fizerem acompanhadas pela democratização econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gina Vidal Marcílio Pompeu, Universidade de Fortaleza, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Advogada inscrita na OAB -CE sob o n. 6101. Atualmente é Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, Mestrado e Doutorado, Professora convidada da Faculdade de Direito da Universidade do Havre, Professora Convidada da Faculdade de Jurisprudência da Universidade de Palermo. Pesquisadora de Pós-Doutorado das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e do Havre. Consultora Jurídica da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Tem titularidade na área de Direito Público. Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Constituição, Estado e Economia, história política, direito eleitoral, crescimento econômico e desenvolvimento humano na America Latina, no Brasil e no Ceará. Pesquisa ainda sobre a formação do capital social e o exercício do controle social, da cidadania e a exigibilidade judicial dos direitos sociais, sobremaneira à educação. É membro associado do Conselho de Pesquisa e Pós Graduação em Direito - CONPEDI e da Associação Brasileira de Ensino do Direito ABEDi.

Jessica Ramos Saboia, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Direito Constitucional, Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (PPGD Unifor), Fortaleza-CE; Membro do Laboratório de Ciências Criminais (LACRIM) da Unifor. Advogada.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Edição

Seção

Artigos