Ensaio comparado sobre a tutela administrativa do estado sobre os municípios portugueses e a intervenção estadual nos municípios brasileiros. Doi: 10.5020/2317-2150.2002.v07n1p97

Autores

  • Francisco Jório Bezerra Martins Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.108-128

Palavras-chave:

Organização Administrativa. Federalismo. Pacto Federativo. Tutela Administrativa.

Resumo

Apesar da transplantação do modelo municipal português quando da colonização, diversos fatores influenciaram o estabelecimento da nossa própria organização políticoadministrativa. A vastidão do território, a dificuldade de transporte e comunicação foram fatores decisivos para a adoção do federalismo pátrio, e em virtude de seu desenvolvimento, incluiu o Município como integrante do pacto federativo. Devido a essa peculiaridade, é patente a necessidade de se criar mecanismo de harmonização do pacto federativo relativo a esse ente, qual seja, intervenção do Estado-membro no Município. Resguardadas as diversas diferenças entre o Município brasileiro e o lusitano, ambos guardam alguma consonância no que tange à supressão da autonomia local, no Direito português, denominada tutela administrativa sobre as autarquias locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jório Bezerra Martins, Universidade de Fortaleza

Especialista em Direito Público – UFPE, Mestrando em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra, Professor do Curso de Direito da UNIFOR.

Downloads

Publicado

2010-02-08

Edição

Seção

Artigos