Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65

Autores

  • Carolina Campos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.65-74

Palavras-chave:

Arte. Infância. Criança. Direito. Educação. Expressão.

Resumo

Este trabalho divide-se em três partes, todas vinculadas ao direito das crianças à educação e expressão artísticas. O objetivo é divulgar este direito. A primeira parte tem um prisma jurídico, ou seja, como as convenções internacionais, a Constituição Federal e as leis abordam este tema. A segunda, um ponto de vista eminentemente antropológico, sociológico e pedagógico, sempre na perspectiva dos direitos humanos. A terceira, de cunho descritivo, apresenta ações levadas pela Fundação Art and Life/Arte e Vida, a organização não governamental - ONG especializada em oficinas de artes plásticas para crianças em todo mundo. A arte é um patrimônio. A postura defendida é de distribuição justa de riquezas, inclusive as do tesouro artístico-cultural-educacional e da democratização dos conhecimentos. Conclui-se que criar, expressar-se, interagir e conviver, a arte também ensina. A arte, dessa forma, antecede a vida, porque a gera (antecede em sua acepção, não cronológica, mas lógica). A arte a transforma de mera sobrevivência em vida. Além disso, há a confirmação empírica da importância desse conhecimento e vivência, mediante experiências com oficinas de arte, porque os resultados encorajam e reforçam a convicção de que o acesso a este direito deve ser expandido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Campos, Universidade de Fortaleza

Mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará, professora de Direito da Universidade de Fortaleza - Unifor, coordenadora, para o Brasil, da Fundação Art and Life/Arte e Vida.

Downloads

Publicado

2010-02-12

Edição

Seção

Artigos