Os estudos sobre judiciário e política no brasil pós 1988: uma revisão da literatura. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p75

Autores

  • Cristina C. Pacheco Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.75-86

Palavras-chave:

Judiciário. Ciência Política. Supremo Tribunal Federal.

Resumo

Os estudos sobre Judiciário e Política no Brasil tomaram novo fôlego a partir dos anos 90, em grande parte estimulados pelas novas regras estabelecidas a partir da Constituição Federal de 1988, que atribuíram ao Judiciário um papel de destaque dentro do cenário político nacional. Ainda que o tema mereça mais estudos, talvez o momento seja propício a uma revisão da literatura brasileira que, nos últimos vinte anos, tenha se destinado ao estudo político do Judiciário brasileiro, em especial, de sua corte máxima de Justiça, o Supremo Tribunal Federal. Esse artigo pretende sistematizar tal literatura, discriminar as proposições realizadas e resultados obtidos, para, em seguida, refletir sobre possíveis limites extraídos a partir destes resultados, a partir dos quais se pretende sugerir uma agenda de pesquisa sobre o tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina C. Pacheco, Universidade Estadual da Paraíba

Professora de Teoria Política do Curso de Relações Internacionais da UEPB. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Formada em Direito pela UFSC. Integra o Grupo de Estudos em Direito e Política, coordenado pelo Prof. Dr. Andrei Koerner, do Centro de Estudos Internacionais e Política Contemporânea (CEIPOC), na UNICAMP.

Downloads

Publicado

2010-02-12

Edição

Seção

Artigos