Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford

Autores

  • Lilia Maia de Morais Sales Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Mario Quesado Miranda Bezerra Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2018.8016

Palavras-chave:

Habilidades do século XXI. Inovação jurídica. Mercado de trabalho

Resumo

No século XXI, houve um considerado avanço tecnológico. Deste modo, observam-se quais os reflexos dessas inovações no mercado de trabalho, em especial o relativo ao da atuação do profissional da ciência jurídica. Assim, este trabalho se propõe a analisar quais são as perspectivas do mercado de trabalho à luz dessas inovações; apresentar quais são as competências e habilidades necessárias para a atualização do profissional do direito de modo a se manter atuante nesse cenário; e, por fim, analisar como escolas de Direito americanas vêm promovendo o desenvolvimento dessas capacidades. Conclui-se pela mudança das matrizes curriculares das instituições de ensino jurídico, em prol de uma atualização pertinente ao exigido pela nova conjuntura do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Maia de Morais Sales, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA). É advogada, mediadora, professora titular da Universidade de Fortaleza (Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional e Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos), Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza e coordena vários projetos de pesquisa com foco no estudo da mediação de conflitos.

Mario Quesado Miranda Bezerra, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestre em Direito Constitucional das relações privadas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor na Faculdade Cearense (FaC).

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos