A escola na atualidade e a mediação escolar. Doi:10.5020/2317-2150.2007.v12.ed.esp.p122

Autores

  • Lília Maria de Morais Sales Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/23172150.2012.122-135

Palavras-chave:

Escola. Violência. Mediação. Paz.

Resumo

A violência e a exclusão escolar são problemas, atualmente, enfrentados pelas escolas brasileiras, havendo necessidade de se construir medidas concretas e eficazes de inclusão e pacificação. A mediação escolar se apresenta como um dos instrumentos de solução de conflitos que se fundamenta na comunicação ativa, na cooperação e no diálogo consciente para a solução de controvérsias. Incentiva a inclusão daqueles envolvidos no conflito, por meio da comunicação, tratando-os como protagonistas daquele momento. Propõe-se, portanto, a implementação da mediação de conflitos no âmbito escolar, pois representa uma prática que reconhece e trata a violência psicológica, cria formas de interação entre os segmentos da escola, organiza a escola de modo a proporcionar o respeito mútuo, tendo cada aluno, professor e funcionário sua dignidade reconhecida e o entendimento da dignidade do outro, preparando-se para o exercício da cidadania por meio da convivência pacífica.

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Biografia do Autor

Lília Maria de Morais Sales, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará

Advogada, Professora do Curso de Doutorado da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Doutora/UFPE, professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará - UFC

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Publicado

2010-02-22

Edição

Seção

Artigos