A arte como instrumento para o desenvolvimento das habilidades em gestão de conflitos em jovens do ensino médio

Lília Maia de Morais Sales, Rafaela Mota Holanda

Resumo


A gestão de conflitos é um tema que inclui uma compreensão multidisciplinar das relações humanas. Essa temática demonstra sua relevância ao se observar a convergência entre as habilidades desenvolvidas pelo gestor de conflitos e as habilidades indispensáveis às demandas do século XXI (FEM, 2018; ACCENTURE, 2013). A capacitação em gestão de conflitos, com todas as peculiaridades e exigências que traz, demonstra ser caminho apontado pelas pesquisas sobre o futuro das profissões. Diante deste contexto, o objetivo do presente trabalho é demonstrar o potencial da arte como instrumento metodológico para desenvolvimento das habilidades necessárias para a gestão de conflitos, que coincidem com as habilidades necessárias para o século XXI. Para tanto, utilizou-se do espetáculo de teatro musical intitulado “Paz no Palco”, realizado de maio a julho de 2018, com a participação de 35 (trinta e cinco) jovens com idades entre 14 e 16 anos. Para aferir os resultados, alguns meses depois, os alunos responderam a um questionário e se submeteram a uma entrevista. Os resultados da pesquisa foram analisados a partir das respostas ofertadas pelos jovens e o acompanhamento diário da preparação para o espetáculo.

Palavras-chave


Gestão de Conflitos. Ciência e Arte. Metodologia. Habilidades do século XXI.

Texto completo:

PDF/A (English) PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5020/2317-2150.2020.9789

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Pensar: Rev. Pen., Fortaleza, CE, Brasil. e-ISSN: 2317-2150 Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia