O papel dos estados de terceiro mundo na concretização dos Direitos Humanos: coordenando conceitos de soberania, globalização econômica e os direitos humanos

Autores

  • George Rezende Moraes Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Melina Girardi Fachin Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5020/10.5020/2317-2150.2016.v21n1p150

Palavras-chave:

Direitos humanos. Globalização. Soberania. Estado.

Resumo

O presente trabalho explora as ambivalências entre os discursos dos direitos humanos e da globalização econômica, tendo em vista que ambos os fenômenos pretendem, via utilização do Estado, estabelecer-se enquanto discurso válido e com força hegemônica. A partir da análise das nuances dos processos de globalização, principalmente daquela de caráter econômico, o trabalho buscará demonstrar, através de revisão bibliográfica, como o Estado foi subvertido para promoção da ideologia neoliberal e como tal mudança na seara internacional e nacional afeta diretamente a promoção dos direitos humanos, principalmente daqueles econômicos, sociais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Rezende Moraes, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Mestrando em Direitos Fundamentais e Democracia, pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil (Curitiba/PR). Possui curso de aperfeiçoamento em integração regional da União Européia na Universidade de Alcalá de Henares em Madrid/ES, (2012).

Melina Girardi Fachin, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Direito Constitucional, com ênfase em direitos humanos, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/BR (2010-2013). Professora assistente da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora assistente voluntária de direitos humanos na Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC/PR e professora convidada no curso de especialização em direito constitucional do IDCC (Londrina/PR).

Downloads

Publicado

2016-05-11

Edição

Seção

Artigos