A fragilização do positivismo jurídico no contexto da sociedade globalizada

Autores

  • Tatiane Burmann Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa http://orcid.org/0000-0002-6306-0225
  • Daniel Cenci Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.
  • Vanderlise Wentz Baú Universidade de Passo Fundo/ UPF

DOI:

https://doi.org/10.5020/2317-2150.2018.7090

Palavras-chave:

argumentação, contemporaneidade, crise, Lei, positivismo jurídico.

Resumo

O presente artigo pretende, a partir de uma revisão bibliográfica, fornecer uma crítica à concepção tradicional das fontes do direito ligada ao positivismo jurídico. Entende-se que o referido pensamento resta insuficiente para capturar todas as diferentes modalidades de atos produtores do direito passíveis de serem encontrados nos sistemas jurídicos contemporâneos, bem como que a primazia da lei enquanto fonte jurídica reduz a ideia de direito ao positivismo legislativo, exaurindo a busca do justo e afastando o direito e a justiça. Pois, embora o direito continue a representar a ordem da sociedade e ainda se possam ter as mesmas perguntas e dúvidas jurídicas, as respostas já são outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Burmann, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Mestre em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí - e Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - FDUL.

Daniel Cenci, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.

Doutor em Meio Ambiente (UFPR), mestre em Direito (UNISC), graduado em Direito (UNIJUÍ). Professor do Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUI. Pós Doutorando em Geopolítica Ambiental Latino-americana na USACH – Universidade de Santiago – Chile.

Vanderlise Wentz Baú, Universidade de Passo Fundo/ UPF

Mestre em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Professora na área de Direito Público ministrando a disciplina de Direito Processual Civil na graduação e na pós-graduação da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos